Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6576
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Treinamento funcional como conteúdo nas aulas de Educação Física no ensino médio: uma revisão bibliográfica |
Título(s) alternativo(s): | Functional training as content in Physical Education classes in high school: a bibliographical review |
Autor(a): | Silva, Edna Cristina da |
Orientador(a): | Silva, Samara Feitosa Gomes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Streit, Inês Amanda |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bataglion, Giandra Anceski |
Resumo: | Este estudo bibliográfico teve como propósito trazer informações sobre o método de Treinamento Funcional (TF) como conteúdo nas aulas de Educação Física no ensino médio. A busca foi realizada em livros e artigos das bases de dados, que contemplassem sobre a relação entre o treinamento funcional com a aptidão física voltado a melhoria das atividades da vida diária dos estudantes. O TF tem por objetivo aprimorar as capacidades funcionais por meio de movimentos básicos do ser humano, como empurrar, agachar, saltar, arremessar, andar, correr, com ou sem o uso de material; de forma dinâmica, lúdica e descontraída onde todos possam participar e compreender a importância da prática da atividade física no seu dia a dia, bem como os seus benefícios ao longo da vida. O TF como conteúdo na educação física pode ser utilizado como instrumento metodológico para o desenvolvimento do elemento correspondente ao campo de vida pessoal e coletivo do aluno, de acordo com o campo de atuação social previsto pela BNCC para o novo ensino médio. |
Resumo em outro idioma: | This bibliographic study aimed to bring information about the Functional Training (TF) method as content in Physical Education classes in High School. The search was carried out in books and articles in the databases, which contemplated the relationship between functional training and physical fitness aimed at improving student’s daily activities. The ST aims to improve functional capabilities through basic human movements, such as pushing, squatting, jumping, throwing, walking, running, with or without the use of material; in a dynamic, playful and relaxed way where everyone can participate and understand the importance of physical activity in their daily lives, as well as its benefits throughout life. The TF as content in physical education can be used as methodological instrument for the development of the element corresponding to the field of personal and collective life of the student, according to the field of social action foreseen by the BNCC for the new high school. |
Palavras-chave: | Atividade física Treinamento funcional Ensino médio Educação física |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS: FISIOLOGIA: FISIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Manaus |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6576 |
Vocabulário controlado: | Exercícios físicos Educação física (Ensino médio) - Estudo e ensino |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EdnaSilva.pdf | 333,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.