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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Investigação sobre a realização do ensino remoto na Universidade Federal do Amazonas, durante o período de pandemia da COVID – 19 no município de Humaitá - Amazonas
Autor(a): Souza, Fábio Geraldo de
Orientador(a): Holanda, Rudson de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Viviane Vidal da
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Rúbia Darivanda da Silva
Resumo: Este texto resulta de uma pesquisa abordada no âmbito da Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA/UFAM no município de Humaitá, com objetivo de investigar a realização do ensino remoto na Universidade Federal do Amazonas, durante o período de pandemia da COVID – 19 no município de Humaitá – Amazonas. A abordagem deste trabalho consistiu de dois tipos de métodos, sendo a abordagem quantitativa e qualitativa. Para alcançar os objetivos foram aplicados questionários online com questões objetivas e subjetivas utilizando a plataforma Google Forms, com os alunos do IEAA/UFAM. Após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número do parecer 5.185.547, os participantes receberam um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, explicando os objetivos e as metodologias do projeto, após a obtenção do consentimento, os links da pesquisa foram disponibilizados via e-mails e WhatsApp nos grupos dos estudantes. A pesquisa foi realizada com 60 discentes do IEAA com maior prevalência do curso de Biologia e Química, representando 43% dos participantes. A pesquisa demonstrou pouco conhecimento da comunidade acadêmica sobre o ensino remoto antes do início das aulas, correspondendo a 30% dos participantes sem nenhum conhecimento e 56,7% com conhecimento superficial sobre a estratégia de ensino, mesmo sendo aprovado na UFAM meses depois da sua inserção da estratégia no país. O período remoto apresentou vantagens e desvantagens, dentre as vantagens destaca-se a continuidade das aulas mesmo com um período de turbulência que os discentes se encontravam no momento, o gerenciamento de tempo, maior flexibilidade e autonomia do tempo, utilização das ferramentas digitais no ensino, a dispensa de deslocamento e entre outros. Os pontos negativos destacados pelos discentes foram: a conectividade com a internet, acomodação, interação professor-aluno, interação aluno-aluno, dificuldades na compreensão de conteúdos e um local apropriado para o estudo. Esse estudo mostra uma realidade do ensino remoto e percebe-se que muitos pontos ainda precisam ser melhorados para um bom aproveitamento do ensino e aprendizagem, principalmente com a conectividade pois é um estudo realizado totalmente por internet. Como alternativa para minimizar as dificuldades apresentadas pelos acadêmicos, a Universidade Federal do Amazonas em casos futuros de aplicação do ensino remoto, deve fazer um treinamento com a comunidade acadêmica sobre a modalidade de ensino, antes da sua aplicação no calendário acadêmico. Outra necessidade é a disponibilização de espaço físico adequado para realização de estudos, com boa conectividade, para todo acadêmico que tenha dificuldade com esses aspectos, durante a realização do ensino remoto.
Resumo em outro idioma: This text is the result of a research addressed within the scope of the Federal University of Amazonas, at the Institute of Education, Agriculture and Environment - IEAA/UFAM in the municipality of Humaitá, with the objective of investigating the realization of remote teaching at the Federal University of Amazonas, during the period of the COVID-19 pandemic in the municipality of Humaitá - Amazonas. The approach of this work consisted of two types of methods, being the quantitative and qualitative approach. To achieve the objectives, online questionnaires with objective and subjective questions were applied using the Google Forms platform, with IEAA/UFAM students. After approval of the project by the Research Ethics Committee under opinion number 5,185,547, participants received a Free and Informed Consent Term, explaining the objectives and methodologies of the project, after obtaining consent, the research links were made available via e-mails and WhatsApp in student groups. The survey was carried out with 60 IEAA students with the highest prevalence of the Biology and Chemistry course, representing 43% of the participants. The research showed little knowledge of the academic community about remote teaching before the beginning of classes, corresponding to 30% of the participants with no knowledge and 56%,7 with superficial knowledge about the teaching strategy, even being approved at UFAM months after its insertion of the strategy in the country. The remote period presented advantages and disadvantages, among the advantages, we highlight the continuity of classes even with a period of turmoil that the students were at the moment, time management, greater flexibility and autonomy of time, use of digital tools in teaching, the exemption of displacement and among others. The negative points highlighted by the students were: internet connectivity, accommodation, teacher-student interaction, student-student interaction, difficulties in understanding content and an appropriate place to study. This study shows a reality of remote teaching and it is clear that many points still need to be improved for a good use of teaching and learning, especially with connectivity as it is a study carried out entirely by internet. As an alternative to minimize the difficulties presented by academics, the Federal University of Amazonas, in future cases of application of remote teaching, should train the academic community on the teaching modality, before its application in the academic calendar. Another need is the availability of adequate physical space for carrying out studies, with good connectivity, for all academics who have difficulties with these aspects, during remote teaching.
Palavras-chave: Ensino remoto
Remote teaching
Ferramentas digitais
Digital tools
Processo de ensino-aprendizagem
Teaching-learning process
Pandemia
Pandemic
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6583
Vocabulário controlado: Ensino via Web
Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas
Ensino superior - Recursos de rede de computador - Amazonas
Distanciamento social (Saúde pública) e educação
COVID-19 (Doença) - Aspectos sociais
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

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