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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os desafios de acesso e permanência escolar dos “passageiros da noite” – jovens, adultos e idosos - estudantes/trabalhadores na EJA e ensino médio tecnológico em Benjamin Constant/AM
Autor(a): Lima, Elisa Bitencourt de
Orientador(a): Ferreira, Jarliane da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Oderlene Bráulio da
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar os desafios de acesso e permanência escolar por jovens, adultos e idosos na modalidade da EJA e no Programa de Ensino Médio Tecnológico, a partir de três escolas do município de Benjamin Constant/AM e, mais especificamente buscou identificar as principais dificuldades enfrentadas no acesso e permanência à escola pelas discentes, e os motivos do retorno escolar; conhecer quem são os sujeitos implicados neste processo; e sobretudo, refletir sobre um possível campo de atuação do pedagogo a partir desses espaços. Este trabalho pretende promover uma reflexão acerca das razões que incidem na decisão de jovens e adultos em procurar os bancos escolares e permanecer neles, torna-se relevante, pois, mesmo diante de várias dificuldades escolares, sociais ou econômicas, esses sujeitos continuam insistindo em retornar à escola. Sendo assim fazendo-se necessário também conhecer a trajetória escolar dos alunos, tentando buscar nelas as razões implicadas na decisão de procurar a escola, abandonar, retornar/permanecer nela. Assim para a elaboração de dados deste trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica dos teóricos, Arroyo (2003), Paiva (2005), Freire (1997), Leôncio Soares (2006) dentre outros. A pesquisa de campo foi de caráter qualitativo. A partir desta metodologia, o principal instrumento utilizado foi a história oral no sentido de entender a trajetória de vida dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados apontaram para o entendimento de que é um desafio atrair os jovens, adultos e idosos para os bancos escolares, e mais desafiador ainda é fazer estes sujeitos permanecerem de fato. Através das histórias orais pôde-se conhecer a trajetória escolar dos alunos e as razões que não os fizera estudar em idade adequada, tendo como respostas o compromisso e gravidez precoce, falta de escola nos locais em que residiam, trabalho na agricultura e pesca, a escolha de estudar ou trabalhar para o sustento familiar. Viu-se que o retorno/permanência na escola se deu principalmente porque os jovens, adultos e idosos perceberam a falta que os estudos acarretam no dia de hoje, então o motivo de retorno se dá principalmente por querer mudar de vida e conseguir um emprego melhor. É interessante destacar que uma boa didática dos professores também garante a permanência desses sujeitos na escola. A pesquisa ainda mostrou a implementação do Programa Ensino Médio Presencial por Mediação Tecnológica (PEMPMT) no município que visa dá continuidade aos estudos.
Resumo em outro idioma: El presente Trabajo de Terminación de Curso (TCC) tiene como objetivo analizar los desafíos de acceso y permanencia escolar de jóvenes, adultos y adultos mayores en la modalidad EJA y en el Programa de Bachillerato Tecnológico, de tres escuelas del municipio de Benjamín Constant/AM y, más específicamente, buscó identificar las principales dificultades que enfrentan los estudiantes para acceder y permanecer en la escuela, y las razones para regresar a la escuela; saber quiénes son los sujetos involucrados en este proceso; y sobre todo, reflexionar sobre un posible campo de acción del pedagogo desde estos espacios. Este trabalho pretende promover uma reflexão acerca das razões que incidem na decisão de jovens e adultos em procurar os bancos escolares e permanecer neles, torna-se relevante, pois, mesmo diante de várias dificuldades escolares, sociais ou econômicas, esses sujeitos continuam insistindo em retornar escuela. Por lo tanto, también es necesario conocer la trayectoria escolar de los estudiantes, tratando de encontrar en ellos las razones involucradas en la decisión de buscar escuela, abandonar, regresar/permanecer en ella. Así, para la elaboración de datos para este trabajo, se utilizó la investigación bibliográfica de los teóricos Arroyo (2003), Paiva (2005), Freire (1997), Leôncio Soares (2006), entre otros. La investigación de campo fue de naturaleza cualitativa. A partir de esta metodología, el principal instrumento utilizado fue la historia oral con el fin de comprender la trayectoria de vida de los sujetos involucrados en la investigación. Los resultados apuntaron a la comprensión de que es un desafío atraer jóvenes, adultos y ancianos a los bancos escolares, y aún más desafiante es hacer que estos sujetos permanezcan. A través de relatos orales se pudo conocer la trayectoria escolar de los estudiantes y los motivos que no los habían hecho estudiar a la edad adecuada, teniendo como respuestas el compromiso y embarazo precoz, falta de escolarización en los lugares donde residían, trabajo en la agricultura y la pesca, la elección de estudiar o trabajar para mantener a la familia. Se vio que el regreso/permanencia en la escuela se debió principalmente a que los jóvenes, adultos y adultos mayores se dieron cuenta de la carencia que hoy implican los estudios, por lo que el motivo del regreso es principalmente porque quieren cambiar de vida y conseguir un mejor trabajo. Es interesante señalar que una buena didáctica de los docentes también garantiza la permanencia de estas materias en la escuela. La investigación también mostró la implementación del Programa de Enseñanza Media Presencial por Mediación Tecnológica (PEMPMT) en el municipio que tiene como objetivo la continuación de los estudios.
Palavras-chave: Educação de Jovens, Adultos e idosos
Condições de acesso
Permanência
Ensino Médio tecnológico
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: BRASIL
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6585
Vocabulário controlado: Educação de jovens e adultos - Benjamin Constant (AM)
Educação - Aspectos sociais
Ensino técnico
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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