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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing esportivo: análise das estratégias de marketing aplicadas pelos clubes de futebol de Benjamin Constant e suas contribuições para o desenvolvimento deste tipo de organização
Autor(a): Mendonça, Arnaldo Mariano
Orientador(a): Nogueira, Juvan Reis
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Ciderjânio Farling Salvador da
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Francisco Olímpio de
Resumo: Atualmente o marketing esportivo trabalha de forma intensa em eventos, campeonatos e jogos para divulgar marcas, produtos e serviços, isso é evidente em todos os esportes, principalmente no futebol. Esse fato é notado como algo positivo, pois as empresas acabam envolvendo-se mais com esporte, tornando o espetáculo mais bem estruturado e mais atrativo. O objetivo deste trabalho fora analisar as estratégias de marketing esportivo aplicadas pelos clubes de futebol de Benjamin Constant, Amazonas, e suas contribuições para o desenvolvimento deste tipo de organização. O método utilizado neste trabalho busca apresentar os conceitos referentes ao marketing esportivo e seu funcionamento prático, através de pesquisa bibliográfica referente ao tema discorrido, pesquisa de campo, por meio de roteiro de formulário junto às instituições esportivas. Utilizar-se-á da pesquisa quantitativa que é aquela que busca a validação das hipóteses mediante a utilização de dados estruturados, estatísticos, com análise de um grande número de casos representativos, recomendando um curso final da ação. Com esta pesquisa pode-se observar que o marketing esportivo tem sido um processo de elaborar e implementar atividades desenvolvidas pelos clube de futebol, busca satisfazer as necessidades dos clientes esportivos, consumidores e investidores. Percebeu-se que o marketing esportivo é muito importante no mundo dos negócios do esporte, pois o investimento se torna em lucros captados pelos atletas do clube. Pode-se verificar que os Dirigentes reconhecem a importância do marketing esportivo para o desenvolvimento do futebol amador em Benjamin Constant, como um investimento, onde possa trazer recursos para o esporte benjaminense e atrair patrocinadores (financiadores) para os clubes em geral.
Resumo em outro idioma: Actualmente el marketing deportivo trabaja de forma intensa en eventos, campeonatos y juegos para divulgar marcas, productos y servicios, eso es evidente en todos los deportes, principalmente en el fútbol. Este hecho es notado como algo positivo, pues las empresas terminan involucrándose más con el deporte, haciendo el espectáculo mejor estructurado y más atractivo. El objetivo de este trabajo fue analizar las estrategias de marketing deportivo aplicadas por los clubes de fútbol de Benjamin Constant, Amazonas, y sus contribuciones para el desarrollo de este tipo de organización. El método utilizado en este trabajo busca presentar los conceptos referentes al marketing deportivo y su funcionamiento práctico, a través de investigación bibliográfica referente al tema discutido, investigación de campo, por medio de guión de formulario junto a las instituciones deportivas. Se utilizará la investigación cuantitativa que es aquella que busca la validación de las hipótesis mediante la utilización de datos estructurados, estadísticos, con análisis de un gran número de casos representativos, recomendando un curso final de la acción. Con esta investigación se puede observar que el marketing deportivo ha sido un proceso de elaborar e implementar actividades desarrolladas por los clubes de fútbol, busca satisfacer las necesidades de los clientes deportivos, consumidores e inversores. Se percibió que el marketing deportivo es muy importante en el mundo de los negocios del deporte, pues la inversión se vuelve en ganancias captadas por los atletas del club. Se puede ver que los Managers reconocen la importancia del marketing deportivo para el desarrollo del fútbol amateur en Benjamin Constant como una inversión, donde pueden aportar recursos al deporte de Benjamin y atraer patrocinadores a los clubes en general.
Palavras-chave: Marketing
Publicidade
Propaganda
Futebol
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6591
Vocabulário controlado: Marketing esportivo - Benjamin Constant (AM)
Esportes - Administração
Esportes - Patrocínio
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

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