Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6593
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Análise da pluralidade na educação de jovens e adultos (EJA) de uma escola do município de Atalaia do Norte - AM |
metadata.dc.creator: | Tenazor, Daniela Lima |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Coutinho, Taciana de Carvalho |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Vandreza Souza dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Araújo, Tales Vinicius Marinho de |
metadata.dc.description.resumo: | A educação de Jovens e adultos no Brasil é norteada por uma diversidade cultural, de gênero, socioeconômica, religiosa, crenças e costumes. Apresentando uma pluralidade na riqueza de identidades, refletida em vários âmbitos da sociedade, principalmente na educação. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a pluralidade na educação de jovens e adultos em uma escola do município de Atalaia do Norte - AM, investigando a diversidade étnica e a interdisciplinaridade, verificando as dificuldades que atingem de forma cultural a educação EJA e refletindo sobre os prováveis problemas enfrentados pelo corpo docente da escola. Para isso realizou-se um estudo de caso, tendo como público alvo: corpo docente, gestão escolar e alunos do turno noturno do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa com auxilio da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a coleta de dados o instrumento utilizado foi o questionário constituído por questões abertas e aplicado a gestão escolar. As questões tiveram como propósito o levando em relação à estrutura pedagógica e o público em que a mesma atende. Posteriormente, aplicado ao corpo docente questionando às dificuldades encontradas em sala de aula, principalmente pelo público atendido, tais como: presença de peruanos, colombianos, caboclos, ribeirinhos e citadinos. Por fim, o estudo realizado verificou que as dificuldades encontradas pela escola foram: (1) ausência dos alunos indígenas na escola em determinados períodos no ano letivo, (2) dificuldade na compreensão da língua portuguesa por determinados alunos, e (3) a falta de material interdisciplinar. Pode-se se inferir que a diversidade étnica em sala de aula, é um dos principais problemas enfrentados pelos professores e, que isso colaborar para um índice elevado de desistências durante o ano escolar dos alunos do Ensino de Jovens e Adultos. |
Abstract: | La educación de jóvenes y adultos en Brasil está guiada por creencias y costumbres culturales, de género, socioeconómicas, religiosas. Presentando una pluralidad en la riqueza de identidades, reflejada en diversos ámbitos de la sociedad, principalmente en la educación. Por tanto, este estudio tuvo como objetivo analizar la pluralidad en la educación de jóvenes y adultos en una escuela del municipio de Atalaia do Norte - AM, investigando la diversidad étnica y la interdisciplinariedad, verificando las dificultades que afectan culturalmente la educación EJA y reflexionando sobre los probables problemas que enfrenta la facultad de la escuela. Para ello se llevó a cabo un estudio de caso, con el público objetivo: profesorado, dirección escolar y alumnos del turno de noche de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). El estudio se llevó a cabo mediante un enfoque cualitativo con la ayuda de la investigación bibliográfica y de campo. Para la recolección de datos, el instrumento utilizado fue el cuestionario compuesto por preguntas abiertas y aplicado a la gestión escolar. Las preguntas estaban destinadas a llevarlo en relación con la estructura pedagógica y la audiencia a la que sirve. Posteriormente, se aplicó a la facultad cuestionando las dificultades encontradas en el aula, principalmente por parte del público atendido, tales como: presencia de peruanos, colombianos, caboclos, ribereños y urbanos. Finalmente, el estudio encontró que las dificultades encontradas por la escuela fueron: (1) ausencia de estudiantes indígenas en la escuela en ciertos períodos del año escolar, (2) dificultad para entender el portugués por parte de ciertos estudiantes, y (3) la falta de material interdisciplinario. Se puede inferir que la diversidad étnica en el aula es uno de los principales problemas que enfrentan los docentes y que esto colabora una alta tasa de deserción durante el año escolar de los estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos. |
Keywords: | Educação EJA Pluralidade cultural Ensino |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6593 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação de jovens e adultos - Atalaia do Norte (AM) Educação - Aspectos sociais |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_DanielaTenazor.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.