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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O Serviço Social na efetivação dos direitos das pessoas com deficiência (PCD) no âmbito escolar
Other Titles: Social Work in the realization of the rights of people with disabilities (PCD) in the school environmen
metadata.dc.creator: Silva, Ketyllene Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Rios Júnior, Ademir Vilaronga
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Kércia Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Menezes, Shirley Vitória Teixeira de
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa aborda o Serviço Social na efetivação dos direitos das Pessoas com Deficiência (PCD) no âmbito escolar. O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão acerca do papel da assistente social na inclusão educacional e como a atuação deste profissional é importante para a tentativa de efetivação dos direitos dos alunos com deficiência. Como objetivos específicos tem-se: destacar as políticas de inclusão e sua aplicabilidade aos alunos com necessidades educativas especiais, abrangendo desde o histórico da educação inclusiva no Brasil bem como, legislações específicas; evidenciar o Serviço Social e a educação, apresentando breves considerações acerca da profissão, do anticapacitismo e evidenciando pontos importantes do trabalho do Serviço Social na educação; Acompanhar questões acerca do profissional assistente social na educação e, baseado na Lei 13.935/2019, a sua atuação; Revelar os desafios e possibilidades da atuação do assistente social frente à educação das pessoas com deficiência. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório em livros, artigos, revistas científicas e legislações que subsidiassem a temática proposta. A partir dos dados coletados se evidencia que os assistentes sociais têm um verdadeiro desafio ao desenvolver a sua intervenção em matéria de inclusão na área educativa. As orientações sobre as atribuições dos assistentes sociais são relevantes para que se possa desenvolver ações não apenas nas escolas, mas também na comunidade, servindo como diretrizes para os ofícios do profissional. Portanto, para ver a inclusão refletida dentro de uma instituição de ensino, o assistente social deve estimular um ambiente participativo, sem discriminação, pela defesa intransigente dos direitos humanos, onde estejam envolvidos alunos, famílias e profissionais competentes, na perspectiva de uma sociedade livre de preconceitos, anticapacitista e inclusiva.
Abstract: The research addresses Social Work in the realization of the rights of People with Disabilities (PCD) in the school environment. The objective of this work is to contribute to the discussion about the role of the social worker in educational inclusion and how this professional's performance will be important for the attempt to enforce the rights of students with disabilities, which was carried out through an exploratory bibliographical research. in books, articles, scientific journals and legislation that supported the proposed theme. The specific objectives are: To highlight inclusion policies and their applicability to students with special educational needs, ranging from the history of inclusive education in Brazil as well as specific legislation; Evidence of Social Work and education, presenting brief considerations about the profession, anti-disability and highlighting important points of Social Work in education; Follow up on questions about professional social workers in education and, based on Law 13,935/2019, their performance; Reveal the challenges and possibilities of the social worker's role in the education of people with disabilities. The study shows that social workers have a real challenge when developing their intervention in terms of inclusion in the educational area. Guidance on the attributions of social workers is very important for the proper development of actions at school and in the community and serves as a parameter for the professional's activities. Therefore, to see inclusion reflected within an educational institution, the social worker must encourage a participatory environment, without discrimination, for the uncompromising defense of human rights, where students, families and competent professionals are involved, in the perspective of a society free of prejudices, anti-capacitist and inclusive.
Keywords: Inclusão
Serviço Social
Educação
Pessoa com deficiência
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.course: Serviço Social - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6595
metadata.dc.subject.controlado: Pessoas com deficiência - Educação
Educação especial
Educação inclusiva
Serviço social
Serviço social junto às pessoas com deficiência
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

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