Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6608
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A linguagem da internet e a produção textual em Língua Portuguesa : uma investigação acerca da influência da linguagem virtual na escrita formal dos discentes do 8º ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Raimundo Cunha no município de Benjamin Constant-AM
Autor(a): Freitas, Martemizia Oliveira de
Orientador(a): Barros, Adelson Florêncio de
metadata.dc.contributor.referee1: Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Assis, Maiara Barros de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está situado na área da Língua Portuguesa e tem por título “A linguagem da internet e a produção textual em língua portuguesa: uma investigação acerca da influência da linguagem virtual na escrita formal dos discentes do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Raimundo Cunha no município de Benjamin Constant – AM”. Tem-se por objetivo geral:investigar marcas da linguagem virtual em textos escritos nas aulas de Língua Portuguesa por discentes do 8º ano do Ensino Fundamental II, utilizando como ponto norteador a presença de termos e/ou expressões da linguagem virtual na produção textual dos discentes e por objetivos específicos: a. verificar a influência da linguagem da internet em relação à produção textual de escrita formal em Língua Portuguesa, b. identificar quais temos e expressões são mais utilizados ou recorrentes na linguagem da internet empregados em produções textuais da escrita formal pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II e c. analisar em que medida a interferência das expressões utilizadas na internet prejudica o processo de construção textual da escrita formal em Língua Portuguesa em sala de aula. Justifica-se a presente pesquisa,na relevância social e acadêmica de investigar em quemedida o internetês pode influenciar na escrita formal.Referente a fundamentação da investigação, recorreu-se, a título de ancoragem, a Antunes (2005), Bakhtin (2000), Kock (1984, 2003),Mancilla (2014), Marcuschi (2010), Bisognin (2009 e Pará (2003). No que se refere à metodologia, utilizou-se Amaral (2010), Fonseca (2002,) e Gil (2008). Quanto aos procedimentos metodológicos, o trabalho é de natureza qualiquantitativa, seguidos da pesquisa de campo e bibliográfica. Tem-se por resultados obtidos que que as interferências do internetês, contidas nas produções dos estudantes, não causaram transtornos em relação à compreensão da mensagem presente no corpo do texto, mas sim, no que concerne à inadequação de utilizar termos e/ou expressões virtuais em um texto dissertativo em ambiente escolar, no qual a expectativa é de que os discentes respeitem as normas da gramática normativa.
Resumo em outro idioma: Este Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) se ubica en el área de Lengua Portuguesa y se titula "El lenguaje de internet y la producción textual en portugués: una investigación sobre la influencia del lenguaje virtual en la escritura formal de estudiantes del 8º año de Enseñanza Fundamental II de la Escuela Estadual Raimundo Cunha del municipio de Benjamin Constant - AM". El objetivo general es: investigar las marcas uso cotidiano del lenguaje virtual en los textos escritos en las clases de Lengua Portuguesa en el 8º año de la Enseñanza Fundamental II, utilizando como punto de orientación la presencia de términos y / o expresiones del lenguaje virtual en la producción textual de los estudiantes y para objetivos específicos: a. verificar la influencia del lenguaje de internet en relación a la producción textual de escritura formal en portugués, b. identificar qué términos y expresiones son los más utilizados o recurrentes en el lenguaje de internet utilizados en las producciones textuales de escritura formal por parte de los estudiantes del 8° año de la Enseñanza Fundamental II y c. analizar en qué medida la interferencia de expresiones utilizadas en internet daña el proceso de construcción textual de la escritura formal en portugués en el aula. La presente investigación se justifica en la relevancia social y académica de indagar en qué medida Internet puede influir en la escritura formal. En cuanto a la base de la investigación, se utilizaron como anclas Antunes (2005), Bakhtin (2000), Kock (1984, 2003), Mancilla (2014), Marcuschi (2010), Bisognin (2009) y Pará (2003). En cuanto a la metodología se utilizó Amaral (2010), Fonseca (2002,) y Gil (2008). En cuanto a los procedimientos metodológicos, el trabajo es de carácter cualitativo y cuantitativo, seguido de investigación de campo y bibliográfica. Los resultados obtenidos muestran que las interferenciasde la internet contenidas en las producciones de los estudiantes, no provocaron transtornos en relación a la comprensión del mensaje en el cuerpo del texto, sino más bien, en cuanto a la inadecuación del uso de términos virtuales y/o expresiones en un texto de disertación en un ambiente formal, donde en el que se espera que los estudiantes respeten las reglas de normas de la gramática normativa.
Palavras-chave: Linguagem virtual
Produção textual
Gramática normativa da língua portuguesa
Ensino fundamental II
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6608
Vocabulário controlado: Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Usuários da Internet
Língua portuguesa - Escrita
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MartemiziaFreitas.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.