Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6609
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O emprego do modo verbal imperativo na construção do gênero textual propaganda nas aulas de língua espanhola por discentes do 8° ano do ensino fundamental II |
metadata.dc.creator: | Nascimento, Matheus da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Barros, Adelson Florêncio de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor-co2: | Assis, Maiara Barros de |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso está situado na área de Língua Espanhola e intitulado, “O emprego do modo verbal imperativo na construção do gênero textual propaganda nas aulas de Língua Espanhola por discentes do 8° ano do Ensino Fundamental II” teve como finalidade verificar e compreender como ocorre o emprego do modo verbal imperativo na construção do gênero textual propaganda nas aulas de Língua Espanhola em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Coronel Raimundo Cunha, em Benjamin Constant, Amazonas. Os gêneros textuais são ferramentas das ações sociais e comunicativas, por conta disso se caracterizam como objetos históricos, pois se modificam no decorrer do tempo. A escola é uma instituição interligada diretamente com as práticas da sociedade, por isso, é essencial que os docentes busquem desenvolver um trabalho voltado para os gêneros textuais. Em vista disso, decidiu-se trabalhar o gênero textual propaganda, por se tratar de um gênero que se encontra no cotidiano de todos e ser de fácil compreensão. Assim, a pesquisa partiu da seguinte problemática: Os discentes do 8° ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Coronel Raimundo Cunha sabem utilizar corretamente o modo verbal imperativo na construção do gênero textual propaganda? Para isso, se teve como objetivo geral: Analisar o emprego do modo verbal imperativo na construção do gênero textual propaganda nas aulas de Língua Espanhola por discentes do 8° ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Coronel Raimundo Cunha, em Benjamin Constant, Amazonas. Quanto aos objetivos específicos, esses se deram em: Verificar o emprego dos verbos no modo imperativo em propagandas veiculadas no âmbito nacional; Analisar o emprego dos verbos no modo imperativo de forma a compreender a classificação, função e sua utilização e; Propor atividades práticas para a construção do gênero textual propaganda considerando sua estrutura, gramática, função e recursos persuasivos de comunicação em aulas de Língua Espanhola. Como embasamento teórico, foram utilizados autores como: Almeida Filho (2008), Antunes (2007), Cereja e Magalhães (2009), Gonçalez (2009), Gretel (2012), Marcuschi (2008), Travaglia (2009), entre outros. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas as pesquisas: bibliográfica, documental e de campo. Para a análise e discussão dos resultados realizou-se uma análise nas produções dos informantes da pesquisa, tendo como parâmetro a utilização correta do modo verbal no imperativo na construção do gênero textual propaganda. A abordagem utilizada na pesquisa foi a quali-quantitativa e, assim, foi possível analisar com exatidão os dados coletados. A título de exemplificação, tendo-se os resultados obtidos, constatou-se que apesar dos discentes cometerem alguns equívocos na grafia de língua espanhola e não apresentarem todos os elementos linguísticos presentes na composição do gênero textual propaganda, eles atingiram o objetivo esperado, fazendo então o uso correto do modo verbal imperativo nas suas produções textuais. |
Abstract: | El presente Trabajo de Finalización de Curso se ubica en el área de Lengua Española y se titula, “El uso del modo verbal imperativo en la construcción del género textual propagandístico en las clases de Lengua Española por parte de los estudiantes de 8° año de la Enseñanza Fundamental II” tuvo como objetivo verificar y comprender cómo ocurre el uso del modo verbal imperativo en la construcción del género textual propagandístico en las clases de Lengua Española en una clase del 8º año de la Enseñanza Básica II del Colegio Estadual Coronel Raimundo Cunha, en Benjamín Constant, Amazonas. Los géneros textuales son herramientas de acciones sociales y comunicativas, por eso se caracterizan como objetos históricos, ya que cambian con el tiempo. La escuela es una institución directamente interconectada con las prácticas de la sociedad, por lo que es fundamental que los docentes busquen desarrollar un trabajo centrado en los géneros textuales. Ante esto, se decidió trabajar con el género textual publicitario, ya que es un género que se encuentra en el día a día de todas las personas y es de fácil comprensión. Así, la investigación partió del siguiente problema: ¿Los alumnos del 8º año de la Enseñanza Básica II de la Escola Estadual Coronel Raimundo Cunha saben utilizar correctamente el modo verbal imperativo en la construcción del género textual propagandístico? Para ello, el objetivo general fue: Analizar el uso del modo verbal imperativo en la construcción del género textual propagandístico en las clases de Lengua Española por parte de los alumnos del 8º año de la Enseñanza Básica II del Colegio Estadual Coronel Raimundo Cunha, en Benjamín Constant. Amazonas. En cuanto a los objetivos específicos, estos fueron: Verificar el uso de los verbos en modo imperativo en la publicidad difundida a nivel nacional; Analizar el uso de los verbos en modo imperativo para comprender la clasificación, función y su uso y; Proponer actividades prácticas para la construcción del género textual publicitario considerando su estructura, gramática, función y recursos de comunicación persuasiva en las clases de lengua española. Como embasamento teórico, foram utilizados autores como: Almeida Filho (2008), Antunes (2007), Cereja e Magalhães (2009), Gonçalez (2009), Gretel (2012), Marcuschi (2008), Travaglia (2009 ), entre otros. Como procedimientos metodológicos se utilizó la investigación: bibliográfica, documental y de campo. Para el análisis y discusión de los resultados, se realizó un análisis en las producciones de los informantes de la investigación, teniendo como parámetro el uso correcto del modo verbal en el imperativo en la construcción del género textual propagandístico. El enfoque utilizado en la investigación fue cuali-cuantitativo y, por lo tanto, fue posible analizar con precisión los datos recopilados. A modo de ejemplo, con los resultados obtenidos se encontró que a pesar de que los estudiantes cometieron algunos errores en la ortografía del idioma español y no presentaron todos los elementos lingüísticos presentes en la composición del género textual publicitario, lograron el objetivo esperado, logrando el uso correcto del verbo imperativo en sus producciones textuales. |
Keywords: | Ensino de língua espanhola Gênero textual propaganda Gramática Verbo modo imperativo |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6609 |
metadata.dc.subject.controlado: | Linguagem e línguas - Estudo e ensino Língua espanhola - Estudo e ensino Língua espanhola - Gramática |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MatheusNascimento.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.