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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6614
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8269546823033896 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lourenço, Ademir de Jesus | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8239482503858801 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva Júnior, Waldir Sabino da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2925380715531711 | pt_BR |
dc.creator | Souza, David Modesto de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3656724169970403 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T15:19:04Z | - |
dc.date.available | 2023-02-27T15:19:04Z | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, David. Rede em malha sem fio utilizando o dispositivo ESP-8266: aplicação e avaliação de desempenho em cenário de detecção de presença de veículos em estacionamentos. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica - Eletrônica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6614 | - |
dc.description.abstract | As a consequence of easy access to wireless technologies and the development of low-cost microcontrollers, the Internet of Things (IoT) has gained a lot of space in our globalized world. In this work, some tests will be exposed in order to show the operation of the wireless mesh network (Wireless Mesh Network - WMN) and its particularities for sensing. In addition, the possibility of applying WMNs to detect parking spaces in vehicles is presented, a scenario in which wireless nodes can be connected at distances ranging up to about 120 meters. In the proposed WMN research, wireless communication was carried out using ESP-8266 devices equipped with a Wi-Fi communication radio, where the WMN shared the same credentials (Service Set Identifier - SSID, access password and port (Transmission Control Protocol/Internet Communication Protocol - TCP/IP) to transfer data in ad-hoc type networks, in which there is a connection only between the WMN nodes, or in networks with external access, where there is a gateway node for interconnection of the WMN with the internet. With the implementation of this Course Completion Work - TCC, it was verified, in an experimental way, the viability of the proposal for i) the creation of sensor nodes to detect vacancies in vehicular parking lots; ii) the creation of WMN using sensors nodes and message forwarding nodes; iii) performance evaluation of the proposed WMN, through the generation of connection/disconnection scenarios of network nodes and verification of fault tolerance scenarios from the creation of redundant communication paths. | pt_BR |
dc.description.resumo | Devido ao fácil acesso a tecnologias sem fio e desenvolvimento de microcontroladores de baixo custo, a Internet das coisas (Internet of Things - IoT) ganhou bastante espaço no nosso mundo globalizado. Nesse trabalho será exposto alguns testes afim de mostrar o funcionamento da rede em malha sem fio (Wireless Mesh Network - WMN) e suas particularidades para sensoriamento. Além disso, apresenta-se a possibilidade da aplicação das WMNs para detecção de vagas em estacionamento veiculares, cenário este no qual os nós sem fio podem estar conectados em distâncias que variam até cerca de 120 metros. Na pesquisa de WMN proposta foi realizada comunicação sem fio, utilizando dispositivos ESP-8266 equipados com rádio de comunicação Wi-Fi, onde a WMN compartilhou as mesmas credenciais (Service Set Identifier - SSID, senha de acesso e porta (Transmission Control Protocol/Internet Protocol - TCP/IP) de comunicação) para transferir dados em redes do tipo ad-hoc, nas quais existe conexão somente entre os nós da WMN, ou em redes com acesso externo, onde existe um nó gateway para interconexão da WMN com a internet. Com a implementação deste Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, verificou-se, de maneira experimental, a viabilidade da proposta para: i) criação de nós sensores para detecção de vagas em estacionamentos veiculares; ii) criação de WMN utilizando nós sensores e nós encaminhadores de mensagens; iii) avaliação de desempenho da WMN proposta, através da geração de cenários de conexão/desconexão de nós da rede e verificando cenários de tolerância a falha a partir da criação de caminhos redundantes de comunicação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FT - Faculdade de Tecnologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Internet das Coisas (IoT) | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos ESP-8266 | pt_BR |
dc.subject | Redes em malha sem o (WMN) | pt_BR |
dc.subject | Sensoriamento sem fio | pt_BR |
dc.subject | Internet of Things (IoT) | pt_BR |
dc.subject | Wireless Mesh Network (WMN) | pt_BR |
dc.subject | ESP-8266 devices | pt_BR |
dc.subject | Wireless sensing | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:ENGENHARIAS:ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.title | Rede em malha sem fio utilizando o dispositivo ESP-8266: aplicação e avaliação de desempenho em cenário de detecção de presença de veículos em estacionamentos | pt_BR |
dc.title.alternative | Wireless mesh network using the ESP-8266 device: Application and performance evaluation in a vehicle presence detection scenario in parking lots | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2023-02-17 | - |
dc.publisher.localpub | Manaus (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | WMN | pt_BR |
dc.subject.controlado | redes do tipo ad-hoc | pt_BR |
dc.subject.controlado | RSSF | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Elétrica – Eletrônica - Bacharelado - Manaus | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias |
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