Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6617
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Na trilha do existir, a escuta que acalenta a alma: plantão psicológico, possibilidades e perspectivas
Other Titles: On the trail of the existence, the listening that warms the soul: psychological duty, possibilities and perspectives
metadata.dc.creator: Silva, Amliz Andrade da
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro, Ewerton Helder Bentes de
metadata.dc.contributor.referee1: Paes, Jane da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Luziane Vitoriano da
metadata.dc.description.resumo: As escolas de ensino fundamental e médio em nosso país, de modo geral, têm sido palco de inúmeras situações no que tange à saúde mental dos adolescentes ali matriculados. Uma das questões consideradas de maior relevância diz respeito às configurações relacionais muitas vezes vivenciadas sob o viés da disfuncionalidade. Este trabalho é resultado da atuação do Plantão Psicológico em Escola de Manaus e objetiva a escuta do sofrimento pelo qual o adolescente está passando e, com isso, encontrar estratégias que o mesmo pode estar lançando mão para realizar o enfrentamento da situação. A escuta é de inspiração fenomenológica e o método utilizado o fenomenológico de pesquisa em Psicologia. O olhar de compreensão para os discursos está pautado no aporte teórico da Psicologia fenomenológico-existencial. Os encontros ocorreram na própria escola com 15 adolescentes e 1 adulto, do gênero feminino (8) e gênero masculino (8), com a faixa etária de 15 a 21 anos, ensino médio. A escuta propiciou adentrar por várias situações: autolesão (3), relações afetivo-sexuais (4), relações familiares em disfuncionalidade (3), crises de ansiedade (3), agressividade (1), abuso sexual e relação abusiva (1), timidez excessiva (1). No viés qualitativo foram escutados dois adolescentes e seus discursos foram utilizados para a análise. Percebeu-se nas falas questões relativas ao comprometimento de seu mundo humano e próprio tendo em vista suas relações com o outro e consigo mesmo estarem sendo vivenciadas sob o viés da dor e do sofrimento existencial. Conclui-se que a escuta desenvolvida neste tipo de atividade possibilita o outro trazer para si a responsabilidade pelo próprio caminhar, pelo enfrentamento dessas situações experienciadas.
Abstract: Primary and secondary schools in our country, in general, have been the scene of numerous situations regarding the mental health of adolescents enrolled there. One of the issues considered most relevant concerns the relational configurations often experienced under the bias of dysfunctionality. This work is the result of the Psychological Duty at Escola de Manaus and aims to listen to the suffering that the teenager is going through and, with that, find strategies that he can use to face the situation. Listening is of phenomenological inspiration and the method used is the phenomenological research in Psychology. The look of understanding for the speeches is based on the theoretical contribution of phenomenological-existential Psychology. The meetings took place at the school itself with 15 adolescents and 1 adult, female (8) and male (8), aged between 15 and 21 years, high school. Listening allowed us to delve into several situations: self-injury (3), affective-sexual relationships (4), dysfunctional family relationships (3), anxiety crises (3), aggressiveness (1), sexual abuse and abusive relationships (1), excessive shyness (1). In the qualitative bias, two teenagers were heard and their speeches were used for the analysis. It was noticed in the speeches issues related to the commitment of their human world and their own in view of their relationships with others and with themselves being experienced under the bias of pain and existential suffering. It is concluded that the listening developed in this type of activity enables the other to take responsibility for his own journey, for facing these situations experienced.
Keywords: Plantão psicológico
Discentes
Existencialidade
Fenomenologia-existencial
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FAPSI - Faculdade de Psicologia
metadata.dc.publisher.course: Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
Citation: SILVA, Amliz Andrade da. Na trilha do existir, a escuta que acalenta a alma: plantão psicológico possibilidades e perspectivas. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6617
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: Grupo de Prsquisa em Psicologia Fenomenologico-Existencial
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AmlizSilva.pdf218,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.