Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Quinelato, Eliane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2606454342348702pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Tatiana dos-
dc.contributor.referee2Octaviani, Maria Inês Crnkovic-
dc.creatorRodrigues Neto, José Bustamante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280108888817866pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-16T18:32:46Z-
dc.date.available2023-03-16T18:32:46Z-
dc.identifier.citationRODRIGUES NETO, José Bustamante. Uso de ambiente virtual de aprendizagem no aperfeiçoamento: um estudo de caso. 2022. 52 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação) - Must University, Florida (USA), 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6621-
dc.description.abstractThe creation and development of digital information and communication technologies have transformed the forms of interaction today, allowing the circulation of information and knowledge more quickly and globally, as well as transforming various sectors of society. In this context, education began to implement such technologies in its teaching modalities, starting from a totally face-to-face teaching that does not use digital devices such as computers and cell phones, through a hybrid teaching with face-to-face and distance moments, to fully distance modalities. The research describes the use of digital information and communication technologies and their use in distance education, especially in virtual learning environments such as Moodle. The general objective of the study is to understand the impact of digital technologies on the teaching and learning process during professional training. The study's target audience is employees working at the Central Library of the Federal University of Amazonas. The methodology used to interpret the data has a quantitative and qualitative nature through a questionnaire with open and closed questions. As a result, a preference for distance learning courses was found in the professional training process, in which participants report familiarity with the use of technologies. As main positive points, they highlight the flexibility of schedules and the place of study, which can be done anywhere; among the negative points, they highlight the difficulty of organizing a study routine. The main demand concerns the need for continued training. In this way, it demonstrates the importance of professional training through distance courses allowing access to a greater number of professionals to continuing education.pt_BR
dc.description.resumoA criação e desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação, transformaram as formas de interação na atualidade, permitindo a circulação da informação e conhecimento de forma mais rápida e em âmbito global, assim como transformou diversos setores da sociedade. Nesse contexto, a educação começou a implementar tais tecnologias em suas modalidades de ensino, partindo de um ensino totalmente presencial que não utiliza aparatos digitais como computadores e celulares, passando por um ensino híbrido com momentos presenciais e a distância, até modalidades totalmente a distância. A pesquisa descreve o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e seu uso na educação a distância, em especial em ambientes virtuais de aprendizagem como o Moodle. O objetivo geral do estudo é compreender o impacto das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem durante a capacitação profissional. O estudo tem como público-alvo, funcionários lotados na Biblioteca Central da Universidade Federal do Amazonas. A metodologia utilizada para interpretação dos dados tem cunho quantitativo e qualitativo por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas. Como resultado encontrou-se a preferência por cursos na modalidade a distância no processo de capacitação profissional, em que os participantes relatam familiaridade com o uso das tecnologias. Como principais pontos positivos destacam a flexibilidade de horários e o local de estudo, que pode ser feito em qualquer lugar; entre os pontos negativos, destacam a dificuldade de organizar uma rotina de estudo. A principal demanda diz respeito à necessidade de capacitação continuada. Desta forma demonstra a importância da capacitação profissional por meio de cursos a distância permitindo acesso a um maior número de profissionais à educação continuada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryFlorida - USApt_BR
dc.publisher.departmentMust Universitypt_BR
dc.publisher.programMestrado em Tecnologias Emergentes em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOpt_BR
dc.titleUso de ambiente virtual de aprendizagem no aperfeiçoamento: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.affiliationMust Universitypt_BR
dc.date.event2022-08-26-
dc.publisher.localpubAmbiente virtual Google Meetpt_BR
dc.subject.controladoEducação - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.controladoEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.controladoAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subject.controladoMoodlept_BR
dc.creator.affiliation-initMust Universitypt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações (Programas sem vínculo com a UFAM) - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_JoséRodriguesNetoNeto.pdf930,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons