Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6634
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Formação continuada de professores de Educação Física em Manaus/AM: relato de uma pesquisa-ação
Other Titles: Continuing training of Physical Education teachers in Manaus/AM: report of an action-research
metadata.dc.creator: Melo, Phellipe Froes
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Victor José Machado de
metadata.dc.contributor.referee1: Streit, Inês Amanda
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, João Luiz da Costa
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa buscou identificar como os professores de Educação Física vem produzindo práticas inovadoras nos seus contextos de trabalho. Foi realizada uma pesquisa qualitativa que se desenvolveu a partir dos princípios da pesquisa-ação. Dezoito professor es/as de Educação Física de escolas de Manaus/AM participaram de uma formação continuada que teve como base a ação coletiva orientada na resolução de problemas oriundos do contexto escolar. Também participaram quatro acadêmicos/as do curso de Educação Física e dois professores coordenadores da formação continuada. Para a produção dos dados foram utilizados diários de campo produzidos pelos/as acadêmicos/as. Foram identificados elementos que estão relacionados com práticas inovadoras e o desinvestimento pedagógico, como a cultura escolar, a desvalorização da Educação Física e a falta de recursos. Por outro lado, observou-se a atitude inovadora e de enfrentamento por parte dos professores em busca de valorização da Educação Física e do seu trabalho docente. A formação continuada se mostrou como um lócus profícuo para o trabalho e reflexão coletiva em busca de resolução de problemas cotidianos e compartilhamento de experiências bem sucedidas.
Abstract: This research sought to identify how Physical Education teachers have been producing innovative practices in their work contexts. Qualitative research was conducted based on the principles of action research. Eighteen Physical Education teachers from schools in Manaus/AM participated in continuing education based on collective action oriented towards solving problems oriented in the school context. Four academics from the Physical Education course and two coordinators of continuing education also participated. For data production, field diaries produced by academics were used. Elements that are related to innovative practices and pedagogical disinvestment were identifi ed, such as school culture, the devaluation of Physical Education and the lack of resources. On the other hand, we observed an innovative and confrontational attitude on the part of teachers in search of appreciation for Physical Education and their teachi ng work. Continuing education proved to be a fruitful locus for work and collective reflection in search of solving everyday problems and sharing successful experiences.
Keywords: Educação física escolar
Inovação pedagógica
Desinvestimento pedagógico
Amazonas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6634
metadata.dc.subject.controlado: Educação física - Estudo e ensino - Manaus (AM)
Inovações educacionais
Prática de ensino
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PhellipeMelo.pdf282,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.