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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância dos operadores argumentativos de explicação e conclusão para a coesão textual em produções textuais de alunos do 1ª ano do ensino médio de uma escola estadual pertencente ao município de Benjamin Constant-AM
Autor(a): Penaforth, Lilian Lucas
Orientador(a): Barros, Adelson Florêncio de
metadata.dc.contributor.referee1: Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Assis, Maiara Barros de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está situado na área da Línguistica Textual e tem por título: “A importância dos operadores argumentativos de explicação e conclusão para a coesão textual em produções textuais de alunos do 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual pertencente ao Município de Benjamin Constant-AM”. Tem-se por objetivo geral Analisar de que maneira os operadores argumentativos sinalizam relações semânticas de explicação e conclusão em textos de produção textual de alunos no 1º ano do Ensino Médio. E específicos: a. Apresentar o conceito, funções e articulações dos operadores argumentativos no processo de produção e organização textual aos discentes do 1º ano do Ensino Médio; b.Verificar em que medida se dá o uso dos operadores argumentativos na produção textual dos discentes do 1º ano do Ensino Médio e c. Identificar se os alunos utilizam adequadamente os operadores de explicação e conclusão em suas produções textuais. Justifica-se o referido estudo, pois aborda sobre a produção textual, o que para muitos discentes é um grande terror na hora de argumentar. Sabe-se da importância que as produções textuais têm na vida de alunos, pois é nessa etapa que costuma-se treinar os alunos para o vestibular. Uma vez que é de suma importância que os alunos conheçam e usem com propriedade os operadores argumentativos, considerando-se que esse recurso exerce forte peso nos enunciados, bem como no direcionamento dos argumentos utilizados, deixando seus textos mais argumentados, coesos e principalmente com sentido para quem vai ler. A título de contribuições referenciais, recorreu-se a autores como: Almeida (2001), Antunes (2003, 2005), Cabral (2017), Elias (2014, 2016), Emediato (2004), Kock(2010 e 2018) e Val (1991). Sendo esses os principais nomes que embasam este trabalho. Quanto a abordagem metodológica, a pesquisa é descrita, têm como abordagem qualiquantitativo, possui uma análise documental, seguido de pesquisa bibliográfica. Tem-se por resultados obtidos: a. os discentes compreenderam o conceito, as funções e articulações dos operadores argumentativos, por meio do conceito, função e articulação dos operadores argumentativos. b. os discentes, em sua maioria, fizeram uso dos operadores argumentativos na perspectiva da gramática normativa, sendo possível sua verificação por meio das produções textuais; c. muitos discentes apresentaram em seus textos alguns dos operadores de explicação e conclusão e outros apresentam fragilidade quanto ao seu devido uso, evidencia-se, ainda, que os discentes chegam ao Ensino Médio com várias lacunas em se tratando da produção escrita e organização das ideias, bem como a utilização dos referidos operadores argumentativos.
Resumo em outro idioma: Este Trabajo de Conclusión de Curso (TCC)seencuentraenel área delaLinguisticaTextual y tienecomo título: “laimportancia de los operadores argumentativos de explicación y conclusión para lacohesión textual enproduccionestextuales de estudiantesdel 1° añodelaescuela secundaria estatal perteneciente al municipio de Benjamín Constant-AM”.Eltrabajotuvo como objetivo general Analizarcómolos operadores argumentativos señalan relaciones semánticas de explicación y conclusiónen textos escritos por estudiantesdel 1° añodelaescuela secundaria. Yespecífico:Presentarel concepto, funciones y articulaciones de los operadores argumentativos enelproceso de producción y organización textual a losestudiantesdel 1° año de laEnseñanza Media; b. verificarenqué medida se dael uso de los operadores argumentativos enlaproducción textual de losestudiantesdel 1° de laescuela secundaria y c. identificar se losalumnosutilizanadecuadamentelos operadores de explicación e conclusió em suas produções textuais. Este estudio se justifica, pues aborda laproducción textual, que para muchosestudiantesesungran terror a la hora de argumentar. Esconocidalaimportancia que tienenlasproduccionestextualesenla vida de losestudiantes, pues es en esta etapa enla que losestudiantessuelenformarse para elexamen de ingreso. Ya que es sumamente importante que losestudiantesconozcan y utilicenadecuadamentelos operadores argumentativos, considerando que este recurso ejerceunfuerte peso enlos enunciados, así como enladirección de los argumentos utilizados, dejando sus textos más argumentados, cohesionados y sobre todo con sentido para aquellos que van a leer.Como aportes de referencia, autores como:Almeida (2001), Antunes (2003, 2005), Cabral (2017), Elias (2014, 2016), Emediato (2004),), Kock (2010, 2018) e Val (1991).Encuanto al enfoque metodológico, eltrabajotiene una pesquisa descritiva, tiene una abordagenqualiquantitiva, tiene uma análise documental, seguida de una investigación bibliográfica e de una pesquisa de campo.Los resultados obtenidosson: a. losestudiantescomprendieronel concepto, funciones y articulaciones de los operadores argumentativos, a través del concepto, función y articulación de los operadores argumentativos. b.lamayoría de losestudianteshizo uso de operadores argumentativos desde la perspectiva de la gramática normativa, siendoposiblecomprobarlo a través de produccionestextuales; c. muchosestudiantespresentanen sus textos algunos de los operadores de explicación y conclusión y otrospresentanfragilidadencuanto a su uso adecuado, también se evidencia que losestudiantesllegan a laescuelasecundariaconvariosvacíosencuanto a laproducción escrita y organización de ideas, así como el uso de los operadores argumentativos antes mencionados
Palavras-chave: Operadores argumentativos
Texto dissertativo
Produção textual
Língua Portuguesa
Ensino Médio
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6637
Vocabulário controlado: Língua portuguesa - Estudo e ensino (Ensino médio)
Língua portuguesa (Ensino médio)
Linguística
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

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