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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Adelson Florêncio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8987633805772122pt_BR
dc.contributor.referee1Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos-
dc.contributor.referee2Assis, Maiara Barros de-
dc.creatorPenaforth, Lilian Lucas-
dc.date.accessioned2023-05-23T19:58:04Z-
dc.date.available2023-05-23T19:58:04Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6637-
dc.description.abstractEste Trabajo de Conclusión de Curso (TCC)seencuentraenel área delaLinguisticaTextual y tienecomo título: “laimportancia de los operadores argumentativos de explicación y conclusión para lacohesión textual enproduccionestextuales de estudiantesdel 1° añodelaescuela secundaria estatal perteneciente al municipio de Benjamín Constant-AM”.Eltrabajotuvo como objetivo general Analizarcómolos operadores argumentativos señalan relaciones semánticas de explicación y conclusiónen textos escritos por estudiantesdel 1° añodelaescuela secundaria. Yespecífico:Presentarel concepto, funciones y articulaciones de los operadores argumentativos enelproceso de producción y organización textual a losestudiantesdel 1° año de laEnseñanza Media; b. verificarenqué medida se dael uso de los operadores argumentativos enlaproducción textual de losestudiantesdel 1° de laescuela secundaria y c. identificar se losalumnosutilizanadecuadamentelos operadores de explicación e conclusió em suas produções textuais. Este estudio se justifica, pues aborda laproducción textual, que para muchosestudiantesesungran terror a la hora de argumentar. Esconocidalaimportancia que tienenlasproduccionestextualesenla vida de losestudiantes, pues es en esta etapa enla que losestudiantessuelenformarse para elexamen de ingreso. Ya que es sumamente importante que losestudiantesconozcan y utilicenadecuadamentelos operadores argumentativos, considerando que este recurso ejerceunfuerte peso enlos enunciados, así como enladirección de los argumentos utilizados, dejando sus textos más argumentados, cohesionados y sobre todo con sentido para aquellos que van a leer.Como aportes de referencia, autores como:Almeida (2001), Antunes (2003, 2005), Cabral (2017), Elias (2014, 2016), Emediato (2004),), Kock (2010, 2018) e Val (1991).Encuanto al enfoque metodológico, eltrabajotiene una pesquisa descritiva, tiene una abordagenqualiquantitiva, tiene uma análise documental, seguida de una investigación bibliográfica e de una pesquisa de campo.Los resultados obtenidosson: a. losestudiantescomprendieronel concepto, funciones y articulaciones de los operadores argumentativos, a través del concepto, función y articulación de los operadores argumentativos. b.lamayoría de losestudianteshizo uso de operadores argumentativos desde la perspectiva de la gramática normativa, siendoposiblecomprobarlo a través de produccionestextuales; c. muchosestudiantespresentanen sus textos algunos de los operadores de explicación y conclusión y otrospresentanfragilidadencuanto a su uso adecuado, también se evidencia que losestudiantesllegan a laescuelasecundariaconvariosvacíosencuanto a laproducción escrita y organización de ideas, así como el uso de los operadores argumentativos antes mencionadospt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está situado na área da Línguistica Textual e tem por título: “A importância dos operadores argumentativos de explicação e conclusão para a coesão textual em produções textuais de alunos do 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual pertencente ao Município de Benjamin Constant-AM”. Tem-se por objetivo geral Analisar de que maneira os operadores argumentativos sinalizam relações semânticas de explicação e conclusão em textos de produção textual de alunos no 1º ano do Ensino Médio. E específicos: a. Apresentar o conceito, funções e articulações dos operadores argumentativos no processo de produção e organização textual aos discentes do 1º ano do Ensino Médio; b.Verificar em que medida se dá o uso dos operadores argumentativos na produção textual dos discentes do 1º ano do Ensino Médio e c. Identificar se os alunos utilizam adequadamente os operadores de explicação e conclusão em suas produções textuais. Justifica-se o referido estudo, pois aborda sobre a produção textual, o que para muitos discentes é um grande terror na hora de argumentar. Sabe-se da importância que as produções textuais têm na vida de alunos, pois é nessa etapa que costuma-se treinar os alunos para o vestibular. Uma vez que é de suma importância que os alunos conheçam e usem com propriedade os operadores argumentativos, considerando-se que esse recurso exerce forte peso nos enunciados, bem como no direcionamento dos argumentos utilizados, deixando seus textos mais argumentados, coesos e principalmente com sentido para quem vai ler. A título de contribuições referenciais, recorreu-se a autores como: Almeida (2001), Antunes (2003, 2005), Cabral (2017), Elias (2014, 2016), Emediato (2004), Kock(2010 e 2018) e Val (1991). Sendo esses os principais nomes que embasam este trabalho. Quanto a abordagem metodológica, a pesquisa é descrita, têm como abordagem qualiquantitativo, possui uma análise documental, seguido de pesquisa bibliográfica. Tem-se por resultados obtidos: a. os discentes compreenderam o conceito, as funções e articulações dos operadores argumentativos, por meio do conceito, função e articulação dos operadores argumentativos. b. os discentes, em sua maioria, fizeram uso dos operadores argumentativos na perspectiva da gramática normativa, sendo possível sua verificação por meio das produções textuais; c. muitos discentes apresentaram em seus textos alguns dos operadores de explicação e conclusão e outros apresentam fragilidade quanto ao seu devido uso, evidencia-se, ainda, que os discentes chegam ao Ensino Médio com várias lacunas em se tratando da produção escrita e organização das ideias, bem como a utilização dos referidos operadores argumentativos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOperadores argumentativospt_BR
dc.subjectTexto dissertativopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA importância dos operadores argumentativos de explicação e conclusão para a coesão textual em produções textuais de alunos do 1ª ano do ensino médio de uma escola estadual pertencente ao município de Benjamin Constant-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-08-31-
dc.publisher.localpubBenjamin Constant (AM)pt_BR
dc.subject.controladoLíngua portuguesa - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.controladoLíngua portuguesa (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.controladoLinguísticapt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseLetras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constantpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

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