Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6641
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Educação sexual para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade: relato de experiência |
Other Titles: | Sex education to confront sexual violence against children and adolescents in vulnerability situations: experience report. |
metadata.dc.creator: | Silva, Beatriz Torres da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ferreira, Breno de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Leitão, Consuelena Lopes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Farias, Rodrigo Serrão de |
metadata.dc.description.resumo: | A violência sexual contra crianças e adolescentes, em outros contextos sócio-históricos já foi naturalizada e incentivada, e somente a partir do século XX passou a ser compreendida como um problema de saúde pública. Como forma de proteção à dignidade infantojuvenil, a educação sexual vem sendo utilizada por diferentes instituições. Em contrapartida, encontra desafios provocados por tabus e desconhecimento das técnicas propostas. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência em um projeto de extensão que propôs oficinas lúdicas para tratar da educação sexual como enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes em uma comunidade na cidade de Manaus, no estado do Amazonas. O Arco de Maguerez proposto por Bordenave e Pereira (1989) foi a metodologia aplicada para a organização deste relato que teve como resultado a adesão do público participante às oficinas, bem como a percepção de que a seleção das atividades lúdicas favoreceram o processo de rapport e trouxeram menos resistência para os debates da temática em questão. |
Abstract: | Sexual violence against children and adolescents, in other socio-historical contexts, has already been naturalized and encouraged, and only since the 20th century has it come to be understood as a public health problem. As a way of protecting children's dignity, sex education has been used by different institutions. On the other hand, it encounters challenges caused by taboos and lack of knowledge of the proposed techniques. The objective of this work is to report the experience in an extension project that proposed ludic workshops to deal with sex education as a way to face sexual violence against children and adolescents in a community in the city of Manaus, in the state of Amazonas. The Arch of Maguerez proposed by Bordenave and Pereira (1989) was the methodology applied to organize this report, which resulted in the participation of the participating public in the workshops, as well as the perception that the selection of recreational activities favored the process of rapport and brought less resistance to the debates on the subject in question. |
Keywords: | Educação sexual Vulnerabilidade infantojuvenil Relato de experiência Sex education Child and youth vulnerability Experience report |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FAPSI - Faculdade de Psicologia |
metadata.dc.publisher.course: | Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6641 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação sexual para crianças Educação sexual para adolescentes Crime sexual contra as crianças - Manaus (AM) |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_BeatrizSilva.pdf | 274,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License