Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6651
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM |
metadata.dc.creator: | Souza, Alderlene Lima de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Antonio Alberto Sena dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Maciel, Kleyson Lima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Alyson Paulo |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo retratar a importância da utilização das ferramentas digitais colaborativas no curso de informática básica da Escola de Educação Profissional e Tecnológica de Itacoatiara-Am no período pandêmico do novo coronavírus, e também como isto pode influenciar nos parâmetros metodológicos do ensino, mostrando a importância do docente em meio essa transição, e como este pode se transformar ao ponto em que se adentra neste ambiente digital. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se abordagem quantitativa e qualitativa, para apreciação dos dados coletados por meio de um questionário eletrônico com docentes da instituição. Desse modo, evidenciamos que o uso dessas ferramentas digitais auxiliou nas aulas de ensino remoto no período da pandemia da COVID-19, que apesar das dificuldades como a falta de internet e pouco conhecimento no manuseio das ferramentas, os docentes e discentes afirmam que continuarão adotando essa modalidade de ensino, estas modificando a estrutura educacional tradicional de aprendizagem. |
Abstract: | The present research aims to portray the importance of using collaborative digital tools in the basic computer course of the School of Professional and Technological Education of Itacoatiara-Am in the pandemic period of the new coronavirus, and also how this can influence the methodological parameters of teaching, showing the importance of the teacher in the midst of this transition, and how he can transform himself to the point where he enters this digital environment. For the development of this work, a quantitative and qualitative approach was used to assess the data collected through an electronic questionnaire with the institution's professors. In this way, we show that the use of these digital tools helped in remote teaching classes during the period of the COVID-19 pandemic, which, despite difficulties such as the lack of internet and little knowledge in handling the tools, teachers and students claim that they will continue to adopt this modality of teaching, they are modifying the traditional educational structure of learning. |
Keywords: | Educação Tecnologia Ensino remoto COVID-19 (Coronavírus) Ferramentas digitais |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) |
metadata.dc.publisher.course: | Sistemas de Informações - Bacharelado - Itacoatiara |
Citation: | SOUZA, Alderlene Lima de. Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da Covid-19 em Itacoatiara- AM. 2023 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de informação) - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6651 |
metadata.dc.subject.controlado: | Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador COVID-19, Pandemia de, 2020- Tecnologia educacional Ensino profissional - Efeito das inovações tecnológicas |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AlderleneSouza.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.