Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6651
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da COVID-19 em Itacoatiara- AM
Autor(a): Souza, Alderlene Lima de
Orientador(a): Santos, Antonio Alberto Sena dos
metadata.dc.contributor.referee1: Maciel, Kleyson Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Alyson Paulo
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo retratar a importância da utilização das ferramentas digitais colaborativas no curso de informática básica da Escola de Educação Profissional e Tecnológica de Itacoatiara-Am no período pandêmico do novo coronavírus, e também como isto pode influenciar nos parâmetros metodológicos do ensino, mostrando a importância do docente em meio essa transição, e como este pode se transformar ao ponto em que se adentra neste ambiente digital. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se abordagem quantitativa e qualitativa, para apreciação dos dados coletados por meio de um questionário eletrônico com docentes da instituição. Desse modo, evidenciamos que o uso dessas ferramentas digitais auxiliou nas aulas de ensino remoto no período da pandemia da COVID-19, que apesar das dificuldades como a falta de internet e pouco conhecimento no manuseio das ferramentas, os docentes e discentes afirmam que continuarão adotando essa modalidade de ensino, estas modificando a estrutura educacional tradicional de aprendizagem.
Resumo em outro idioma: The present research aims to portray the importance of using collaborative digital tools in the basic computer course of the School of Professional and Technological Education of Itacoatiara-Am in the pandemic period of the new coronavirus, and also how this can influence the methodological parameters of teaching, showing the importance of the teacher in the midst of this transition, and how he can transform himself to the point where he enters this digital environment. For the development of this work, a quantitative and qualitative approach was used to assess the data collected through an electronic questionnaire with the institution's professors. In this way, we show that the use of these digital tools helped in remote teaching classes during the period of the COVID-19 pandemic, which, despite difficulties such as the lack of internet and little knowledge in handling the tools, teachers and students claim that they will continue to adopt this modality of teaching, they are modifying the traditional educational structure of learning.
Palavras-chave: Educação
Tecnologia
Ensino remoto
COVID-19 (Coronavírus)
Ferramentas digitais
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Sistemas de Informações - Bacharelado - Itacoatiara
Citação: SOUZA, Alderlene Lima de. Utilização das ferramentas colaborativas no curso de educação profissional tecnológica no período da pandemia da Covid-19 em Itacoatiara- AM. 2023 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de informação) - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6651
Vocabulário controlado: Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Tecnologia educacional
Ensino profissional - Efeito das inovações tecnológicas
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AlderleneSouza.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.