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dc.contributor.advisor1Tonin, Jeferson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7102908640067390pt_BR
dc.contributor.referee1Gondim, Perla Joana Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9714615667032722pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, José Tobias Marks-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568349478732517pt_BR
dc.creatorSiegloch, Amanda-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0378310916627344pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-05T18:15:01Z-
dc.date.available2023-06-05T18:15:01Z-
dc.identifier.citationSIEGLOCH, Amanda. As transformações nos mercados agroalimentares a partir da pandemia de Covid-19: o caso da APOFAC de Humaitá/AM. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6669-
dc.description.abstractAgri-food markets are increasingly gaining notoriety, especially with the constant population growth and high demand for food. However, access to them is not an easy task, making the experience of farmers (especially family farmers) difficult, so with the help of an institution, such as an association or cooperative, these processes can be strengthened, contributing to rural development and reducing the exodus of farmers and family members. With the outbreak of the Covid-19 pandemic, access to agrifood markets has worsened further. The restricted movement of people and the closing of schools made the main markets inaccessible. In this sense, the objective of this research was to analyze the transformations of agrifood markets and the role of social ability in the construction of marketing strategies from the pandemic of COVID-19 in the Alto Crato Association of Fruit and Vegetable Producers - APOFAC, in Humaitá - AM. This association promotes the articulation and organization of farmers to facilitate their access to the means of commercialization. Currently 56 families are registered in the association and, together, act in the food supply of schools, fairs and markets in the municipality. To carry out the research, Fligsttein and McAdam's (2012) Theory of Strategic Fields of Action (CAE) was used, based on which the skills and strategies developed by social actors will be analyzed in order to reduce the impacts caused by the paralization of different types of agro-food markets.pt_BR
dc.description.resumoOs mercados agroalimentares cada vez mais estão ganhando notoriedade, sobretudo com o constante crescimento populacional e a alta demanda de alimentos. Todavia, o acesso a eles não constitui uma tarefa simples, tornando a experiência dos agricultores (especialmente os familiares) dificultosa, de modo que com o auxílio de uma instituição, como uma associação ou cooperativa, estes processos podem ser fortalecidos, contribuído para o desenvolvimento rural e para a diminuição do êxodo dos agricultores e familiares. Com o deflagrar da pandemia de Covid-19, o acesso aos mercados agroalimentares piorou ainda mais. A restrição de circulação de pessoas e o fechamento das escolas fez com que os principais mercados acessados ficassem inacessíveis. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar as transformações dos mercados agroalimentares e o papel da habilidade social na construção de estratégias de comercialização a partir da pandemia da COVID-19 no âmbito da Associação de Produtores de Hortifrutigranjeiros do Alto Crato – APOFAC, em Humaitá - AM. Esta promove a articulação e a organização de agricultores para facilitar o acesso aos meios de comercialização. Atualmente 56 famílias estão cadastradas na associação e, juntas, atuam no abastecimento alimentar de escolas, feiras e mercados do município. Para realizar a pesquisa, foi utilizada a Teoria dos Campos de Ação Estratégica (CAE) de Fligstein e McAdam (2012), a partir da qual serão analisadas as habilidades e estratégias desenvolvidas pelos atores sociais em prol de diminuir os impactos ocasionados pela paralização dos diferentes tipos de mercados agroalimentares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectAssociativismopt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS: AGRONOMIApt_BR
dc.titleAs transformações dos mercados agroalimentares a partir da pandemia de Covid-19: o caso da APOFAC de Humaitá/AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-02-16-
dc.publisher.localpubHumaitá (AM)pt_BR
dc.subject.controladoAgricultura familiar - Humaitá (AM)pt_BR
dc.subject.controladoProdutos agrícolas - Comercializaçãopt_BR
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5000-9543pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3410-7247pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.contributor.grupo-pesquisaNUPEAS - Núcleo de Pesquisa em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologiapt_BR
dc.publisher.courseAgronomia - Bacharelado - Humaitápt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Agrárias

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