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dc.contributor.advisor1Oliveira, Marivone Souza de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0317308465088739pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Ana Maria Guerra Seráfico-
dc.contributor.referee2Fonseca, Régis Pamponet da-
dc.creatorLucena Júnior, Adalberto Figueiredo de-
dc.date.accessioned2023-06-06T19:20:30Z-
dc.date.available2023-06-06T19:20:30Z-
dc.identifier.citationLUCENA JÚNIOR, Adalberto Figueiredo de. Avaliação objetiva das condições do revestimento asfáltico de trecho da rodovia BR-319, com ênfase nas demandas dos veículos de carga. 2023. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6675-
dc.description.abstractIn Brazil, around 65% of goods are handled by road, so the condition of the pavement has a direct impact on cargo transport. The objective of this work is the identification and visual inventory of the apparent degradations, as well as the classification of the conditions of the asphalt coating and the evaluation of the interferences of the degradations registered in the traffic of the cargo vehicles, in a stretch between the kilometers 150 and 160 of the BR-319. The identification and inventory of defects were carried out by means of visual inspections and also using tools and instruments purchased or manufactured in accordance with the recommendations of DNIT Standard 006/2003-PRO Objective Evaluation of the Surface of Flexible and Semi-Rigid Pavements – Procedure. For the evaluation and classification of the conditions of the asphalt coating, the IGG method - Global Severity Index, contained in the same standard, was applied. After obtaining, calculating and analyzing the data collected in the field, the pavement presented a Global Severity Index (IGG) value equal to 142, which classifies the pavement as “Bad”. Finally, with the inventory data and the result of the classification based on the IGG, the possible interferences of cargo vehicles in the road conditions were examined and related, as well as the interferences of the pavement conditions in the trafficability of the vehicles, with emphasis on cargo vehicles. It was observed in the stretch studied that although the most frequent defects were wear, patch, pan and alligator crack, the defects that can effectively compromise the trafficability of vehicles, particularly those carrying cargo are pans, sinking and ripples, as these are that subject vehicles, as well as their respective passengers and cargo, to greater risk of accidents.pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, cerca de 65% da movimentação de mercadorias, é realizada pelo modal rodoviário, logo, a condição do pavimento impacta diretamente no transporte de cargas. Este trabalho tem como objetivo a identificação e inventário visual das degradações aparentes, bem como a classificação das condições do revestimento asfáltico e exame de como os defeitos no pavimento asfáltico podem interferir na trafegabilidade dos veículos de carga, no trecho estudado. A identificação e o inventário dos defeitos foram realizados por meio de inspeções visuais utilizando-se ferramentas e instrumentos adquiridos ou confeccionados conforme as recomendações da Norma DNIT 006/2003-PRO Avaliação Objetiva da Superfície de Pavimentos Flexíveis e Semirrígidos – Procedimento. Para a avaliação e a classificação das condições do revestimento asfáltico, foi aplicado o método do IGG - Índice de Gravidade Global, contido na mesma norma. A partir da obtenção, cálculo e análise dos dados levantados em campo, o pavimento apresentou o valor do Índice de Gravidade Global (IGG) igual a 142, que classifica o pavimento como “Ruim”. Finalmente, com os dados do inventário e o resultado da classificação em função do IGG, foram examinadas e relacionadas as interferências dos veículos de carga nas condições da rodovia, bem como as interferências das condições do pavimento na trafegabilidade dos veículos. Observou-se no trecho estudado que embora os defeitos mais frequentes tenham sido desgaste, remendo, panela e trinca jacaré, os defeitos que efetivamente podem comprometer a trafegabilidade dos veículos, particularmente os de carga são, as panelas, afundamentos e ondulações, pois são estes que submetem os veículos bem como seus respectivos passageiros e cargas a maiores riscos de acidentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFT - Faculdade de Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
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dc.subjectDefeitospt_BR
dc.subjectIGGpt_BR
dc.subjectTráfegopt_BR
dc.subjectBR-319pt_BR
dc.subjectVeículos de cargapt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleAvaliação objetiva das condições do revestimento asfáltico de trecho da rodovia BR-319, com ênfase nas demandas dos veículos de cargapt_BR
dc.title.alternativeObjective evaluation of asphalt coating conditions of a section of rodovia BR-319, with emphasis on demands cargo vehiclespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-02-15-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoTransporte de cargapt_BR
dc.subject.controladoTransporte rodoviário de cargapt_BR
dc.subject.controladoPavimentos de asfaltopt_BR
dc.subject.controladoPavimentos - Defeitospt_BR
dc.subject.controladoRodovias - Amazôniapt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civil - Bacharelado - Manauspt_BR
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