Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6680
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: As múltiplas linguagens e o desenvolvimento integral das crianças no cotidiano de uma escola pública de educação infantil no município de Parintins-AM
metadata.dc.creator: Azevedo, Sâmia Mendes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Maria das Graças Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Ana Cristina
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa de abordagem qualitativa tem como objetivo geral investigar de que forma as múltiplas linguagens contribuem para o desenvolvimento integral das crianças e como estas manifestações expressivas estão presentes no cotidiano da Educação Infantil. O estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada em um Centro Educacional Infantil (CEI) da rede pública de ensino da zona urbana do município de Parintins-AM. Os sujeitos participantes são duas professoras e as crianças de duas turmas da pré-escola. Os instrumentos e técnicas utilizados para coleta de dados foram: observação participante das práticas docentes, análise dos planos de ensino e de atividades pedagógicas com registros no diário de campo. Os resultados obtidos revelam que as múltiplas linguagens exercem um importante papel no desenvolvimento integral da criança, manifestando-se na educação infantil por meio da linguagem verbal, da dança, da música, da leitura de imagens, do teatro, do cinema, dos gestos, do desenho livre e da pintura. Todavia, há predominância nas práticas pedagógicas das linguagens relacionadas à escrita e à fala como também nos planos didáticos semanais elaborados pelas professoras. Com isso, conclui-se que as diferentes linguagens precisam ser potencializadas de forma igualitária no cotidiano da pré-escola, para que as crianças possam se expressar considerando as diversas formas expressivas da infância. Para tanto, é necessário ampliar a imersão das crianças no universo das linguagens por meio dos Campos de Experiências e dos recursos didáticos para que elas possam expandir seu universo de saberes, seu imaginário, modo de se comunicar e interagir como o mundo e com os outros.
Abstract: This research with a qualitative approach has the general objective of investigating how multiple languages contribute to the integral development of children and how these expressive manifestations are present in the daily life of Early Childhood Education. The study is characterized as bibliographic research and field research. The field research was carried out in a Children's Educational Center (CEI) of the public school network in the urban area of the municipality of Parintins-AM. The participating subjects are two teachers and children from two preschool classes. The instruments and techniques used for data collection were: participant observation of teaching practices, analysis of teaching plans and pedagogical activities with records in the field diary. The results obtained reveal that multiple languages play an important role in the integral development of the child, manifesting themselves in early childhood education through verbal language, dance, music, reading images, theater, cinema, gestures, free drawing and painting. However, there is predominance in the pedagogical practices of languages related to writing and speaking, as well as in the weekly didactic plans elaborated by the teachers. With this, it is concluded that the different languages need to be equally potentiated in the daily life of preschool, so that children can express themselves considering the different expressive forms of childhood. Therefore, it is necessary to expand the immersion of children in the universe of languages through the Fields of experiences and materials so that they can expand their universe of knowledge, their imagination and way of communicating and interacting with the world and with others.
Keywords: Múltiplas linguagens
Multiple languages
Educação infantil
Early childhood education
Desenvolvimento integral
Integral development
Campos de experiências
Fields of experiences
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Citation: AZEVEDO, Sâmia Mendes de. As múltiplas linguagens e o desenvolvimento integral das crianças no cotidiano de uma escola pública de educação infantil no município de Parintins-AM. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6680
metadata.dc.subject.controlado: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação infantil - Parintins (AM)
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SâmiaAzevedo.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.