Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6681
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A importância das soft skills para o engenheiro de produção: uma análise do perfil acadêmico de graduandos do curso frente às exigências do mercado
Other Titles: The importance of soft skills for the production engineer: an analysis of the academic profile of course graduates in view of market demands
metadata.dc.creator: Silva, Adilson Serrão e
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Rute Holanda
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Elizângela de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Karen Cristina Barreto Trovão
metadata.dc.description.resumo: Em meio a um mercado que forma uma quantidade massiva de engenheiros de produção ano após ano era esperado que o nível de cobrança por parte das organizações paralelamente crescesse. Em um ambiente cada vez mais competitivo muitos profissionais são contratados por habilidades técnicas e demitidos por problemas comportamentais. Nesse contexto o presente trabalho objetiva compreender quais habilidades comportamentais (soft skills) são mais valorizadas no mercado de trabalho na carreira de Engenheiro de Produção com base em um relatório do World Economic Fórum realizado no ano de 2020 o qual listava 15 soft skills de maior relevância até o ano de 2025. Tal compreensão se deu pela aplicação de formulário a graduandos e egressos de uma universidade pública utilizando amostragem por conveniência e Escala de Likert para quantificar as respostas. Tais habilidades foram validadas empiricamente por meio das experiências com as exigências do mercado pelos egressos e, posteriormente comparadas com uma visão de si próprios dos graduandos visando concluir a real necessidade das habilidades comportamentais no mercado de trabalho e se os engenheiros em processo de formação já estariam desenvolvendo-as. Os dados foram coletados por Google Forms e analisados por meio do software de business intelligence Power BI. A pesquisa concluiu que o maior número de respostas se encontrava na zona de concordância por parte dos egressos, significando uma grande relevância da presença de habilidades comportamentais em ambiente laboral. Em relação aos alunos algo semelhante ocorreu, com a maior parte das respostas também na mesma zona, indicando potencial de formação de engenheiros de produção já com habilidades interpessoais em processo de desenvolvimento ou até mesmo já desenvolvidas na universidade alvo do estudo.
Abstract: In the midst of a market that forms a massive number of production engineers year after year, the level of collection by organizations was expected to grow in parallel. In an increasingly competitive environment many professionals are hired by technical skills and fired for behavioral problems. In this context, this work aims to understand which behavioral skills (soft skills) are most valued in the labor market in the career of Production Engineer based on a report of the World Economic Forum held in 2020 which listed 15 soft skills of greater relevance until the year 2025. This understanding was made by applying a form to undergraduates and graduates of a public university using convenience sampling and Likert Scale to quantify responses. These skills were empirically validated through the experiences with the market demands by the graduates and, later compared with a view of themselves of the undergraduates in order to conclude the real need for behavioral skills in the labor market and whether the engineers in the process of training would already be developing them. The data were collected by Google Forms and analyzed using the business intelligence software Power BI. The research concluded that the highest number of responses was in the area of agreement by the graduates, meaning a great relevance of the presence of behavioral skills in the work environment. In relation to the students something similar occurred, with most of the answers also in the same zone, indicating the potential for training production engineers already with interpersonal skills in the process of development or even already developed in the target university of the study.
Keywords: Soft skill
Engenheiro de produção
Mercado de trabalho
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Engenharia de Produção - Bacharelado - Itacoatiara
Citation: SILVA, Adilson Serrão e. A importância das soft skills para o engenheiro de produção: uma análise do perfil acadêmico de graduandos do curso frente às exigências do mercado. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6681
metadata.dc.subject.controlado: Estudantes de engenharia de produção - Itacoatiara (AM)
Mercado de trabalho - Brasil
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AdilsonSilva.pdf1,56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.