Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6689
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Desinformação, fake news e redes sociais digitais: uma análise das checagens do Projeto Comprova na eleição presidencial brasileira de 2022
Other Titles: Disinformation, fake news and digital social networks: an analysis of Comprova Project checks in the 2022 Brazilian presidencial election
metadata.dc.creator: Costa, Willian Ythano Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Morais, Marina Magalhães de
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Cândida Maria Nobre de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Fonsêca, Lucas Milhomens
metadata.dc.description.resumo: Desinformação e fake news são fenômenos cada vez mais recorrentes em cenários político-eleitorais, sobretudo pela força que ganharam no ambiente das redes sociais digitais. Nas eleições gerais do Brasil em 2022, por exemplo, observou-se um volume colossal de conteúdos falsos e desinformacionais disseminados nas plataformas digitais, o que acabou enganando parte da população. Pensando nisso, a presente pesquisa parte do objetivo de identificar e analisar as fake news e desinformações checadas pelo Projeto Comprova acerca da eleição presidencial do Brasil em 2022. Para tal, debruça-se por uma revisão histórica dos fenômenos, perpassa por diversos momentos e épocas, distingue os conceitos e características dos termos principais e chega a uma discussão atual sobre a era da pós-verdade. Além disso, aborda o papel das redes sociais na internet em campanhas políticas e as correlaciona com a propagação de mentiras, utilizando o contexto eleitoral brasileiro de 2018 como um dos exemplos de caos desinformacional no país, assim como aponta as agências de fact-checking como caminhos possíveis de combate à desinformação e fake news. Para elucidar a investigação proposta, o estudo percorre uma abordagem quali-quantitativa, realiza uma pesquisa netnográfica (KOZINETS, 2014) no website do Projeto Comprova e se apropria da Análise de Conteúdo (AC), teoria de Laurence Bardin (2011), para interpretar e classificar as fake news e desinformações que atingiram Jair Bolsonaro (PL) e Lula da Silva (PT), principais candidatos do pleito presidencial de 2022. Nesta etapa, buscamos responder a problemática das características preponderantes dos conteúdos falsos e desinformacionais, a saber: 1) Temáticas; 2) A quem favorecia ou desfavorecia; 3) Redes sociais utilizadas; 4) Formato de produção. Os resultados alcançados indicam que os conteúdos analisados abordaram com mais frequência a temática sobre “Manifestações de apoio ou repúdio”, desfavoreceram expressivamente o candidato Lula da Silva, foram publicados mais vezes no TikTok e Twitter e foram disseminados, preferencialmente, no formato de vídeos.
Abstract: Disinformation and fake news are increasingly recurrent phenomena in political-electoral scenarios, especially due to the strength they have gained in the digital social networks environment. In the general elections in Brazil in 2022, for example, there was a colossal volume of false and disinformational content disseminated on digital platforms, which ended up deceiving part of the population. With that in mind, this research aims to identify and analyze the fake news and disinformation checked by the Comprova Project about the 2022 presidential election in Brazil. distinguishes the concepts and characteristics of the main terms and arrives at a current discussion about the post-truth era. In addition, it addresses the role of online social networks in political campaigns and correlates them with the spread of lies, using the Brazilian electoral context of 2018 as one of the examples of disinformational chaos in the country, as well as pointing out fact-checking agencies as possible paths to combat misinformation and fake news. To further elucidate the proposed investigation, the study uses a quali-quantitative approach, performs a netnographic research (KOZINETS, 2014) on the Comprova Project website and appropriates Content Analysis (CA), theory by Laurence Bardin (2011), to interpret and classify the fake news and disinformation that affected Jair Bolsonaro (PL) and Lula da Silva (PT), the main candidates of the 2022 presidential election. 1) Thematic; 2) To whom it favored or disfavored; 3) Social networks used; 4) Production format. The results achieved indicate that the analyzed contents more frequently addressed the theme of “Manifestations of support or repudiation”, significantly disfavored candidate Lula da Silva, were published more often on TikTok and Twitter and were disseminated, preferably, in the format of videos.
Keywords: Desinformação
Misinformation
Fake news
Lula
Bolsonaro
Redes sociais digitais
Digital social networks
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Comunicação Social - Jornalismo - Bacharelado - Parintins
Citation: COSTA, Willian Ythano Araújo. Desinformação, fake news e redes sociais digitais: uma análise das checagens do Projeto Comprova na eleição presidencial brasileira de 2022. 2023. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6689
metadata.dc.subject.controlado: Eleições
Notícias falsas
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_WillianCosta.pdf821,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.