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dc.contributor.advisor1Calegare, Marcelo Gustavo Aguilar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8428251533375167pt_BR
dc.contributor.referee1Luciano, Geana Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0753650981579368pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Jeicy Hellen Pereira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0569183514732723pt_BR
dc.creatorSales, Thaís de Negreiros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4086565448843483pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-12T15:37:35Z-
dc.date.available2023-06-12T15:37:35Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6693-
dc.description.abstractThrough claims and affirmative action policies, more and more indigenous peoples have entered higher education. As part of this process, this research intended to investigate and understand the reasons for the permanence of indigenous people in the Graduate Programs of the Federal University of Amazonas. For this, 7 interviews were carried out with indigenous students and with the secretariats of the postgraduate programs to which they belong, following all ethical procedures, with subsequent transcription and content analysis according to Bardin. The results indicate the complexity and difficulty of being an indigenous university student, the need for changes in academic structures and programs. It is necessary to understand, record and understand each reality in order to carry out timely and effective actions.pt_BR
dc.description.resumoAtravés de reivindicações e políticas de ações afirmativas, cada vez mais os povos indígenas têm ingressado no ensino superior. Como recorte desse processo, esta pesquisa pretendeu investigar e compreender os motivos de permanência dos indígenas nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas. Para isso, foram realizadas 7 entrevistas com os estudantes indígenas e com as secretarias dos programas de pós-graduação aos quais pertencem, seguindo todos procedimentos éticos, com posterior transcrição e análise de conteúdos segundo Bardin. Os resultados indicam a complexidade e dificuldade de ser universitário indígena, a necessidade de mudanças nas estruturas acadêmicas e programas. É necessário compreender, registrar e entender cada realidade para realizar ações pontuais e efetivas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAPSI - Faculdade de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndígenapt_BR
dc.subjectIndigenouspt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.subjectAffirmative actionspt_BR
dc.subjectPostgraduated trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIApt_BR
dc.titlePermanecer na pós-graduação: a trajetória de estudantes indígenas na Universidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-02-16-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoEstudantes indígenas - Pós-graduaçãopt_BR
dc.subject.controladoIndígenas - Estudantes de pós-graduaçãopt_BR
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8425-7062pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePsicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manauspt_BR
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