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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6693
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Calegare, Marcelo Gustavo Aguilar | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8428251533375167 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luciano, Geana Batista | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0753650981579368 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Jeicy Hellen Pereira dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0569183514732723 | pt_BR |
dc.creator | Sales, Thaís de Negreiros | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4086565448843483 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T15:37:35Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T15:37:35Z | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6693 | - |
dc.description.abstract | Through claims and affirmative action policies, more and more indigenous peoples have entered higher education. As part of this process, this research intended to investigate and understand the reasons for the permanence of indigenous people in the Graduate Programs of the Federal University of Amazonas. For this, 7 interviews were carried out with indigenous students and with the secretariats of the postgraduate programs to which they belong, following all ethical procedures, with subsequent transcription and content analysis according to Bardin. The results indicate the complexity and difficulty of being an indigenous university student, the need for changes in academic structures and programs. It is necessary to understand, record and understand each reality in order to carry out timely and effective actions. | pt_BR |
dc.description.resumo | Através de reivindicações e políticas de ações afirmativas, cada vez mais os povos indígenas têm ingressado no ensino superior. Como recorte desse processo, esta pesquisa pretendeu investigar e compreender os motivos de permanência dos indígenas nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas. Para isso, foram realizadas 7 entrevistas com os estudantes indígenas e com as secretarias dos programas de pós-graduação aos quais pertencem, seguindo todos procedimentos éticos, com posterior transcrição e análise de conteúdos segundo Bardin. Os resultados indicam a complexidade e dificuldade de ser universitário indígena, a necessidade de mudanças nas estruturas acadêmicas e programas. É necessário compreender, registrar e entender cada realidade para realizar ações pontuais e efetivas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAPSI - Faculdade de Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Indígena | pt_BR |
dc.subject | Indigenous | pt_BR |
dc.subject | Permanência | pt_BR |
dc.subject | Pós-graduação | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Permanence | pt_BR |
dc.subject | Affirmative actions | pt_BR |
dc.subject | Postgraduated training | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Permanecer na pós-graduação: a trajetória de estudantes indígenas na Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2023-02-16 | - |
dc.publisher.localpub | Manaus (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Estudantes indígenas - Pós-graduação | pt_BR |
dc.subject.controlado | Indígenas - Estudantes de pós-graduação | pt_BR |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8425-7062 | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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