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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O Comportamento do consumidor: o caso dos discentes da FES
metadata.dc.creator: Santos, Gabriel Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Wendhausen, Enimar Jerônimo
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Luiz Roberto Coelho
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Paulo Berti de Azevedo
metadata.dc.description.resumo: O objetivo geral do trabalho foi verificar os fatores que afetam as decisões de consumo dos discentes dos cursos de Administração e Ciências Econômicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), para compreender até que ponto esses alunos tomam as suas decisões baseadas em variáveis econômicas e não econômicas. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se: a) Descrever o perfil socioeconômico dos estudantes que ingressaram em 2022 nos cursos de Economia e Administração; b) Analisar os principais fatores econômicos e psicológicos capazes de influenciar a decisão de consumo dos(as) discentes; e, c) Avaliar até que ponto a pandemia foi capaz de afetar a tomada de decisão em relação ao consumo desses indivíduos. Realizou-se pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário no formato online para os alunos que ingressaram no primeiro semestre de 2022. Pode-se observar que os(as) discentes levam em consideração tanto aspectos econômicos como fatores psicológicos/emocionais para tomar as decisões de consumo. A racionalidade dos(as) discentes ingressantes pode estar relacionada a um conjunto de elementos, tais como às próprias experiências, aos conhecimentos adquiridos antes de entrarem na universidade, assim como, aos obtidos no início de seus cursos.
Abstract: The general objective of the work was to verify the factors that affect the consumption decisions of the students of the Administration and Economic Sciences courses at the Federal University of Amazonas (UFAM), to understand to what extent these students make their decisions based on economic variables and not economical. As for the specific objectives, the following stand out: a) To describe the socioeconomic profile of students who enrolled in Economics and Administration courses in 2022; b) Analyze the main economic and psychological factors capable of influencing the students' consumption decision; and, c) Assess the extent to which the pandemic was able to affect decision-making regarding consumption by these individuals. Field research was carried out, with the application of a questionnaire in online format for students who entered in the first semester of 2022. It can be observed that students consider both economic aspects and psychological/emotional factors to make consumption decisions. The rationality of incoming students may be related to a set of elements, such as their own experiences, the knowledge acquired before entering the university, as well as those obtained at the beginning of their courses.
Keywords: Teoria do Consumidor
Consumer Theory
Economia Comportamental
Behavioral Economics
Discentes
Students
Cursos de Administração e Ciências Econômicas - Ufam.
Business Administration and Economic Sciences Courses - Ufam.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA: ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL: ECONOMIA DO CONSUMIDOR
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6726
metadata.dc.subject.controlado: Comportamento do consumidor
Economia - Aspectos psicológicos
Consumidores - Atitudes
Consumidores - Educação
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