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dc.contributor.advisor1Santos, Sueyla Ferreira da Silva dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633249001483832pt_BR
dc.contributor.referee1Pontes, Alex Corrêa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8511559193173239pt_BR
dc.contributor.referee2Domingues, Wagner Jorge Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2013104533801948pt_BR
dc.creatorViana, Macenilzon Ribeiro-
dc.creatorPinto, Rodrigo Sarmento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7047056430779160pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-28T19:25:12Z-
dc.date.available2023-06-28T19:25:12Z-
dc.identifier.citationVIANA, Macenilzon Ribeiro; PINTO, Rodrigo Sarmento. Diferentes métodos de treinamento de força muscular e a variação da frequência cardíaca em adultos: um estudo piloto. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins-AM, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6738-
dc.description.abstractThe objective was to analyze the acute effects of heart rate (HR) of different methods of muscle strength training (TFM) in university adults, at a Federal University of Amazonas, located in the municipality of Parintins. It was hypothesized that different training methods have different effects on HR variability. The research was experimental, applied in nature. The research population was university students from Higher Education Institutions of some universities in the city of Parintins, such as UEA; FAMETRO and ICSEZ UFAM. the selected subjects answered an anamnesis online, containing sociodemographic information, health history and time of practice in bodybuilding. The main outcome of the study was the HR measured by the Sppedo polar monitor. The people were submitted to three TFM methods, (Decreasing Pyramid; Bi-set and Rest-pause), with an interval of at least one day of rest between them. At each training session, the HR was measured after a five-minute rest, at the end of each series and again 15 minutes after the end of the session. Student's t test was used to compare HR means, adopting a significance level of 5%. At the end of three months of recruitment and selection, 11 university students participated, most of them male (n=6). The university students had an average of 25 (±3.11) years and three and a half years of experience with bodybuilding. The main health problems reported were back pain (n=5) and history of fractures and injuries (n=5). The results showed that the HR of the participants varied between the TFM methods applied and the types of physical exercises. In the decreasing pyramid training method, there was a difference (p<0.05) in the HR of the first and last training series, respectively, in the leg extension exercises (114.55±21.11 and 111.18±18.78) and flexor table (113.91±20.49 and 110.27±15.99). However, an increase in HR was also verified, in the moment before training and after the first series, in the flexor table exercise, respectively 64.82(±10.00) and 113.91(±20.49). As for the Bi-Set method, there was a difference (p<0.05) in the HR of the first and last training series, respectively, in the Leg Press 45º + sumo squat (139.00±19.60 and 153.45±20, 68) and Hack Machine 90º + stiff (146.36±26.82 and 155.91±22.26). Finally, in the Rest Pause method, there was a difference in HR from the first to the last series (4th series), respectively, on the leg extension chair (125.09(±25.85 and 145.82±22.07) and on the flexor table (127 ,91±27.13 and 136.18±23.31). In the comparison after the first series and after the 15 minutes of rest, it was possible to identify that there was a difference only in the Bi-Set and Rest Pause methods. Bi-Set, in the Leg Press exercise 45º + sumo squat (139.00±19.60 and 89.82±17.79) and in the Hack Machine exercise 90º + stiff (146.36±26.82 and 89.82± 17,79). In the Rest Pause, the HR decrease was identified only in the leg extension exercise from 125.09(±25.85)bpm after the first training series to 88.82(±11.95) bpm after 15 minutes after the end of the TFM. In view of this, it is concluded that the acute effect of different methods of TFM on the HR varies throughout the training series and after the end of the TFM. There is a significant increase between the first and last series of training and a drop in HR after 15 minutes of exercise ture of the TFM session.pt_BR
dc.description.resumoObjetivou-se analisar os efeitos agudos da frequência cardíaca (FC) dos diferentes métodos de treinamento de força muscular (TFM) em adultos universitários, em uma Universidade Federal do Amazonas, localizada no município de Parintins. Teve-se como hipótese que os diferentes métodos de treinamento tem efeitos distintos na variabilidade da FC. A pesquisa foi do tipo experimental, de natureza aplicada. A população da pesquisa foi de universitários das Instituições de Ensino Superior da cidade de Parintins, a saber: UEA; FAMETRO e ICSEZ UFAM. os sujeitos selecionados responderam uma anamnese de forma online, contendo informações sociodemográficas, histórico de saúde e tempo de prática na musculação. O desfecho principal do estudo foi a FC aferida pelo monitor polar da marca Sppedo. As pessoas foram submetidas a três métodos de TFM, (Pirâmide decrescente; Bi-set e Rest- pause), com um intervalo de no mínimo, um dia de desanço entre eles. A cada sessão de treino foi aferida a FC após repouso de cinco minutos, ao final de cada série e novamente após 15 minutos do final da sessão. Para comparação das médias da FC foi utilizado o teste T de Student, adotando o nível de significância de 5%. Ao final de três meses de recrutamento e seleção, participaram 11 universitários, maioria do sexo masculino (n=6). Os universitários tinham em média 25 (±3,11) anos e três anos e meio de experiência com a prática da musculação. Os principais problemas de saúde relatados foram dores na coluna (n=5) e histórico de fraturas e lesões (n=5). Os resultados mostraram que a FC dos participantes variou entre os métodos de TFM aplicados e os tipos de exercicios físicos. No método de treino pirâmide decrescente, houve diferença (p<0,05) na FC da primeira e última série de treino, respectivamente, nos exercícios de cadeira extensora (114,55±21,11 e 111,18±18,78) e mesa flexora (113,91±20,49 e 110,27±15,99). Todavia, foi também verificado um aumento da FC, no momento pré treino e pós primeira série, no exercício mesa flexora, respectivamente 64,82(±10,00) e 113,91(±20,49). Quanto ao método Bi-Set, houve diferença (p<0,05) na FC da primeira e última série de treino, respectivamente, no Leg Press 45º + agachamento sumô (139,00±19,60 e 153,45±20,68) e no Hack Machine 90º + stiff (146,36±26,82 e 155,91±22,26). Por fim, no método Rest Pause houve diferença na FC da primeira a última série (4º série), respectivamente, na cadeira extensora (125,09(±25,85 e 145,82±22,07) e na mesa flexora (127,91±27,13 e 136,18±23,31). Na comparação após a primeira série e pós os 15 minutos de descanso, foi possível identificar que houve uma diferença apenas nos métodos Bi- Set e Rest Pause. Sendo que no Bi-Set, no exercício Leg Press 45º + agachamento sumô (139,00±19,60 e 89,82±17,79) e no exercício Hack Machine 90º + stiff (146,36±26,82 e 89,82±17,79). Já no Rest Pause, o decréscimo da FC foi identificado apenas no exercício cadeira extensora de 125,09(±25,85)bpm após a primeira série de treino para 88,82(±11,95) bpm após 15 minutos do encerramento do TFM. Diante disso, conclui-se que o efeito agudo de diferentes métodos de TFM na FC varia ao longo das séries de treino e após encerramento do TFM. Nota-se um aumento significativo entre a primeira e última série de treino e uma queda da FC após 15 minutos de encerramento da sessão de TFM.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodos de treinamentopt_BR
dc.subjectForça muscularpt_BR
dc.subjectFrequência cardíacapt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.titleDiferentes métodos de treinamento de força muscular e a variação da frequência cardíaca em adultos: um estudo pilotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.event2023-02-14-
dc.publisher.localpubParintins - AMpt_BR
dc.subject.controladoTreinamento de força muscularpt_BR
dc.subject.controladoMusculaçãopt_BR
dc.subject.controladoTreinamento resistidopt_BR
dc.subject.controladoAtividade físicapt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0575-4277pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8580-3707pt_BR
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1638-6465pt_BR
dc.publisher.courseEducação Física - Licenciatura - Parintinspt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

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