Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6743
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Identificação de eventos culturais em páginas web relacionados com assuntos estudados por alunos do Ensino Fundamental e Médio |
metadata.dc.creator: | Iunes, Pedro Henrique dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Barreto, Raimundo da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Magalhães Netto, José Francisco de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Caldas, Ruiter Braga |
metadata.dc.description.resumo: | Com a virtualização do ensino, em especial nas bases fundamental e médio, que é uma das características do chamado "novo normal" pós pandêmico, a dificuldade dos professores em proporcionar novas experiências de aprendizagem além das aulas expositivas, e a dificuldade dos alunos em achar conteúdos em sites de eventos que sejam relevantes para as matérias que eles aprenderam em sala de aula. Este trabalho desenvolve uma plataforma que auxilia alunos e professores a encontrar eventos onlines ou presenciais que possuam alguma relação com as matérias expostas nas aulas através de um filtro. A plataforma consiste em uma aplicação frontend que realiza requisições a uma API Rest responsável pela obtenção das informações dos eventos nos sites https://www.sympla.com.br e http://www.feirasdobrasil.com.br. O diferencial no desenvolvimento deste sistema é a utilização de web scraping para a obtenção das informações dos eventos, ou seja, usasse a técnica de crawlers para percorrer as páginas e subpáginas dos sites propostos e coletar as informações necessárias de um evento. Desta forma os usuários têm sempre as informações atualizadas dos eventos não ocorrendo risco de redundância ou informações desatualizadas. |
Abstract: | With the virtualization of teaching, especially in primary and secondary education, which is one of the characteristics of the so-called post-pandemic "new normal", the difficulty for teachers to provide new learning experiences beyond lectures, and the difficulty for students to find content on event websites that is relevant to the subjects they learned in the classroom. This work develops a platform that helps students and teachers to find online or face-to-face events that have some relation with the subjects exposed in the classes through a filter. The platform consists of a frontend application that makes requests to a Rest API responsible for obtaining event information on the websites https://www.sympla.com.br and http://www.feirasdobrasil.com.br. The difference in the development of this system is the use of web scraping to obtain event information, that is, using the crawlers technique to go through the pages and subpages of the proposed sites and collect the necessary information about an event. In this way, users always have up-to-date information on events, with no risk of redundancy or outdated information. |
Keywords: | Web Scraping Eventos Python Ensino Events Teaching |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: SISTEMAS DE COMPUTACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FT - Faculdade de Tecnologia |
metadata.dc.publisher.course: | Engenharia da Computação - Bacharelado - Manaus |
Citation: | IUNES, Pedro Henrique dos Santos. Identificação de eventos culturais em páginas web relacionados com assuntos estudados por alunos do Ensino Fundamental e Médio. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6743 |
metadata.dc.subject.controlado: | Sites da Web Portais da Web Redes sociais on-line Blogs |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_PedroIunes.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.