Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6748
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Empreendedorismo e inovação: uma revisão sistemática na literatura sobre o desenvolvimento empreendedor em tempos de Covid-19
Other Titles: Entrepreneurship and innovation: a systematic review of the literature on entrepreneurial development in times of Covid-19
metadata.dc.creator: Souza, Mikele Penina Granjeiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Mariosa, Pedro Henrique
metadata.dc.contributor.referee1: Abreu, Leonor Farias
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Mário Gleick Félix de
metadata.dc.description.resumo: A pandemia de Covid-19, ou novo coronavírus, vem produzindo embates não apenas de fatores epidemiológicos ou de saúde, mas também causou problemas educacionais, sociais, ambientais, políticos e principalmente, econômicos. O empreendedorismo foi um dos segmentos cruciais que surgiu como resposta aos diversos desafios, principalmente financeiros. O surgimento ou continuidade de um empreendimento envolve técnicas criativas e inovadoras. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar os impactos da pandemia nos principais agentes econômicos e seus respectivos mecanismos estratégicos de inovação ou adaptação no enfrentamento ao COVID-19. Para isso, aplicou-se a metodologia de revisão sistemática na literatura e os resultados foram apresentados por meio do PRISMA. Considerando alguns critérios de escolha, foram definidas três categorias: Artigos que tratam de impactos sobre o Mercado, Estado e Instituições Financeiras, para classificar como reagiu cada um desses agentes da economia. Foram selecionados 90 artigos, desses, apenas 30 atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa, sendo esses 30 artigos, analisados e descritos. Observou-se que os principais impactos incluíram os decretos de medidas preventivas aplicados pelo governo, bem como o isolamento social, fechamento de segmentos não essenciais e limitação no horário de funcionamento dos comércios. Como mecanismos de respostas, as categorias adotaram meios como delivy, Home Office, e-commerce, marketing digital, entre outros.
Abstract: The Covid-19 pandemic, or new coronavirus, has been producing conflicts not only due to epidemiological or health factors, but also caused educational, social, environmental, political and, above all, economic problems. Entrepreneurship was one of the crucial segments that emerged as a response to various challenges, mainly financial. The emergence or continuity of an enterprise involves creative and innovative techniques. In this sense, this article aims to analyze the impacts of the pandemic on the main economic agents and their respective strategic mechanisms for innovation or adaptation in the face of COVID-19. For this, the systematic literature review methodology was applied and the results were presented using PRISMA. Considering some selection criteria, three categories were defined: Articles dealing with impacts on the Market, State and Financial Institutions, to classify how each of these economic agents reacted. 90 articles were selected, of which only 30 met the inclusion criteria of the research, and these 30 articles were analyzed and described. It was observed that the main impacts included the decrees of preventive measures applied by the government, as well as social isolation, closing of non-essential segments and limitation in the hours of operation of the shops. As response mechanisms, the categories adopted means such as delivery, Home Office, e-commerce, digital marketing, among others.
Keywords: Revisão sistemática
Método prisma
Inovação organizacional
Mudança organizacional
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS SOCIAIS: ADMINISTRAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
Citation: SOUZA, Mikele Penina Granjeiro de. Empreendedorismo e Inovação: Uma revisão sistemática na literatura sobre o desenvolvimento empreendedor em tempos de Covid-19. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6748
metadata.dc.subject.controlado: Empreendedorismo
COVID-19
Comércio digital
Marketing digital
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MikelePeninaGranjeirodeSouza.pdf730,84 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons