Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6748
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Empreendedorismo e inovação: uma revisão sistemática na literatura sobre o desenvolvimento empreendedor em tempos de Covid-19
Título(s) alternativo(s): Entrepreneurship and innovation: a systematic review of the literature on entrepreneurial development in times of Covid-19
Autor(a): Souza, Mikele Penina Granjeiro de
Orientador(a): Mariosa, Pedro Henrique
metadata.dc.contributor.referee1: Abreu, Leonor Farias
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Mário Gleick Félix de
Resumo: A pandemia de Covid-19, ou novo coronavírus, vem produzindo embates não apenas de fatores epidemiológicos ou de saúde, mas também causou problemas educacionais, sociais, ambientais, políticos e principalmente, econômicos. O empreendedorismo foi um dos segmentos cruciais que surgiu como resposta aos diversos desafios, principalmente financeiros. O surgimento ou continuidade de um empreendimento envolve técnicas criativas e inovadoras. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar os impactos da pandemia nos principais agentes econômicos e seus respectivos mecanismos estratégicos de inovação ou adaptação no enfrentamento ao COVID-19. Para isso, aplicou-se a metodologia de revisão sistemática na literatura e os resultados foram apresentados por meio do PRISMA. Considerando alguns critérios de escolha, foram definidas três categorias: Artigos que tratam de impactos sobre o Mercado, Estado e Instituições Financeiras, para classificar como reagiu cada um desses agentes da economia. Foram selecionados 90 artigos, desses, apenas 30 atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa, sendo esses 30 artigos, analisados e descritos. Observou-se que os principais impactos incluíram os decretos de medidas preventivas aplicados pelo governo, bem como o isolamento social, fechamento de segmentos não essenciais e limitação no horário de funcionamento dos comércios. Como mecanismos de respostas, as categorias adotaram meios como delivy, Home Office, e-commerce, marketing digital, entre outros.
Resumo em outro idioma: The Covid-19 pandemic, or new coronavirus, has been producing conflicts not only due to epidemiological or health factors, but also caused educational, social, environmental, political and, above all, economic problems. Entrepreneurship was one of the crucial segments that emerged as a response to various challenges, mainly financial. The emergence or continuity of an enterprise involves creative and innovative techniques. In this sense, this article aims to analyze the impacts of the pandemic on the main economic agents and their respective strategic mechanisms for innovation or adaptation in the face of COVID-19. For this, the systematic literature review methodology was applied and the results were presented using PRISMA. Considering some selection criteria, three categories were defined: Articles dealing with impacts on the Market, State and Financial Institutions, to classify how each of these economic agents reacted. 90 articles were selected, of which only 30 met the inclusion criteria of the research, and these 30 articles were analyzed and described. It was observed that the main impacts included the decrees of preventive measures applied by the government, as well as social isolation, closing of non-essential segments and limitation in the hours of operation of the shops. As response mechanisms, the categories adopted means such as delivery, Home Office, e-commerce, digital marketing, among others.
Palavras-chave: Revisão sistemática
Método prisma
Inovação organizacional
Mudança organizacional
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
Citação: SOUZA, Mikele Penina Granjeiro de. Empreendedorismo e Inovação: Uma revisão sistemática na literatura sobre o desenvolvimento empreendedor em tempos de Covid-19. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6748
Vocabulário controlado: Empreendedorismo
COVID-19
Comércio digital
Marketing digital
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MikelePeninaGranjeirodeSouza.pdf730,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons