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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6764
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Questões étnico-raciais no currículo profissional de serviço social do ICSEZ/UFAM |
metadata.dc.creator: | Alves, Victória Leal |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Greyssy Kelly Araujo de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ribeiro, Patrício Azevedo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Campos, Daniel de Souza |
metadata.dc.description.resumo: | O debate sobre a inserção das questões étnico-raciais na formação em Serviço Social brasileiro, revela-se primordial diante da presença da população negra na história e na construção do país, não como parte do passado que não mais interfere no presente, mas enquanto fator para compreender a estrutura e conjuntura que funda e caracteriza a nossa questão social. Pensar uma qualificação profissional comprometida e de qualidade, é pensar o currículo, este que no caso do Serviço Social é campo histórico de disputas de forças antagônicas. Neste sentido, a presente monografia tem como objetivo identificar como a formação profissional em Serviço Social do ICSEZ/UFAM está orientada frente ao ensino das relações étnico-raciais. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa, aplicamos a técnica da pesquisa documental e da entrevista semiestruturada com oito docentes que integram o Núcleo Docente Estruturante do Curso. Realizamos uma análise documental do Projeto Político Pedagógico de 2012, que está vigente, e identificamos que não apresenta em seu texto orientações para debater a temática étnico-racial. Os resultados da análise documental indicam que o Curso ainda não possui disciplinas específicas ou optativas já realizadas sobre a questão étnico-racial e que nas ementas ainda é ausente referências bibliográficas com uma discussão racializada. Apesar desta constatação, as entrevistas apontam que os docentes têm buscado estratégias de incorporação da temática através da transversalidade, a partir do julgamento da necessidade do debate por turma. Inclusive, atualmente, Núcleo Docente e Colegiado tem construído coletivamente uma proposta de revisão do Currículo do Curso numa perspectiva antirracista. De modo geral, tais resultados demonstram a urgência em buscar por epistemologias que não reproduzam a ideologia branca, patriarcal, racista, etnocêntrica, que busquemos nos escritos do nosso povo, do povo da Amazônia. Essa terra é fértil em conhecimentos que não podem mais ser silenciados. |
Abstract: | The debate on the inclusion of ethnic-racial issues in training in Brazilian Social Work is essential in view of the presence of the black population in the history and construction of the country, not as part of the past that no longer interferes in the present, but as a factor to understand the structure and conjuncture that founds and characterizes our social question. To think about a committed and quality professional qualification is to think about the curriculum, which in the case of Social Work is a historical field of disputes between antagonistic forces. In this sense, this monograph aims to identify how professional training in Social Work at ICSEZ/UFAM is oriented towards teaching ethnic-racial relations. To do so, we used a qualitative approach, applying the technique of documental research and semi-structured interviews with eight professors who are part of the Structuring Teaching Nucleus of the Course. We carried out a document analysis of the Pedagogical Political Project of 2012, which is in force, and we identified that it does not present in its text guidelines to debate the ethnic-racial theme. The results of the documental analysis indicate that the Course does not yet have specific or optional disciplines already taken on the ethnic-racial issue and that the syllabi still lack bibliographical references with a racialized discussion. Despite this finding, the interviews indicate that teachers have sought strategies to incorporate the theme through transversality, based on the judgment of the need for debate by class. Currently, the Teaching and Collegiate Nucleus has collectively built a proposal to revise the Course Curriculum from an anti-racist perspective. In general, such results demonstrate the urgency of searching for epistemologies that do not reproduce the white, patriarchal, racist, ethnocentric ideology that we seek in the writings of our people, the people of the Amazon. This land is fertile in knowledge that can no longer be silenced. |
Keywords: | Étnico-racial Currículo Formação Profissional Serviço Social |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Serviço Social - Bacharelado - Parintins |
Citation: | ALVES, Victória Leal. Questões étnico-raciais no currículo de serviço social do ICSEZ/UFAM. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6764 |
metadata.dc.subject.controlado: | Serviço social - Estudo e ensino Serviço social - Currículos - Brasil Grupos étnicos - Brasil Democracia racial |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
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