Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física |
Autor(a): | Meireles, Emmely Ketlem Rosas |
Orientador(a): | Meireles, Evelym Chaves |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Silva, Lúcio Fabio Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martinez, Silvina Gómez |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Fabrício Valentim |
Resumo: | A formação de conceitos, processo diretamente relacionado à construção de conhecimentos, tem sido alvo de diversas pesquisas no Brasil e no mundo. Neste trabalho, direciona-se às discussões para uma das teorias cognitivistas que apresentam modelos teóricos para a conceitualização do real. Trata-se da Teoria dos Campos Conceituais- TCC, elaborada por Gérard Vergnaud e apoiada nos princípios de Piaget e Vygotsky, que subsidia o professor na compreensão do processo de aquisição dos conceitos, bem como na construção dos campos conceituais. Elaborou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica, que inicialmente reuniu informações acerca do ensino de Física atual, seus problemas e desafios, e as perspectivas metodológicas para um ensino significativo. Por fim, realizou-se a análise de três trabalhos da área de Física que, fundamentados na Teoria dos Campos Conceituais, implementaram atividades didáticas através de situações-problema com vistas em uma potencialização do ensino e da aprendizagem. |
Resumo em outro idioma: | Concept formation, a process directly related to the construction of knowledge, has been the target of several researches in Brazil and in the world. In this paper, discussions are directed to one of the cognitivist theories that present theoretical models for the conceptualization of reality. It is the Conceptual Fields Theory- CBT, developed by Gérard Vergnaud and supported by the principles of Piaget and Vygotsky, which helps the teacher to understand the process of concept acquisition, as well as the construction of conceptual fields. A literature review research was developed, which gathered information about the current Physics teaching, its problems and challenges, and the methodological perspectives for a meaningful teaching. Finally, an analysis was made of three works in the area of Physics that, based on the Conceptual Fields Theory, implemented didactic activities through problem situations with a view to enhancing teaching and learning. |
Palavras-chave: | Teoria dos Campos Conceituais Conceptual Fields Theory Situações Situations Aprendizagem Learning Ensino de Física Teaching Physics |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara |
Citação: | MEIRELES, Emmely Ketlem Rosas. Reflexões sobre a Teoria dos Campos Conceituais no Ensino da Física. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2023 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767 |
Vocabulário controlado: | Física - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EmmelyRosas.pdf | Ciências: Matemática e Física - Licenciatura | 425,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons