Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexões sobre a teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Física
Autor(a): Meireles, Emmely Ketlem Rosas
Orientador(a): Meireles, Evelym Chaves
metadata.dc.contributor.advisor2: Silva, Lúcio Fabio Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Martinez, Silvina Gómez
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Fabrício Valentim
Resumo: A formação de conceitos, processo diretamente relacionado à construção de conhecimentos, tem sido alvo de diversas pesquisas no Brasil e no mundo. Neste trabalho, direciona-se às discussões para uma das teorias cognitivistas que apresentam modelos teóricos para a conceitualização do real. Trata-se da Teoria dos Campos Conceituais- TCC, elaborada por Gérard Vergnaud e apoiada nos princípios de Piaget e Vygotsky, que subsidia o professor na compreensão do processo de aquisição dos conceitos, bem como na construção dos campos conceituais. Elaborou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica, que inicialmente reuniu informações acerca do ensino de Física atual, seus problemas e desafios, e as perspectivas metodológicas para um ensino significativo. Por fim, realizou-se a análise de três trabalhos da área de Física que, fundamentados na Teoria dos Campos Conceituais, implementaram atividades didáticas através de situações-problema com vistas em uma potencialização do ensino e da aprendizagem.
Resumo em outro idioma: Concept formation, a process directly related to the construction of knowledge, has been the target of several researches in Brazil and in the world. In this paper, discussions are directed to one of the cognitivist theories that present theoretical models for the conceptualization of reality. It is the Conceptual Fields Theory- CBT, developed by Gérard Vergnaud and supported by the principles of Piaget and Vygotsky, which helps the teacher to understand the process of concept acquisition, as well as the construction of conceptual fields. A literature review research was developed, which gathered information about the current Physics teaching, its problems and challenges, and the methodological perspectives for a meaningful teaching. Finally, an analysis was made of three works in the area of Physics that, based on the Conceptual Fields Theory, implemented didactic activities through problem situations with a view to enhancing teaching and learning.
Palavras-chave: Teoria dos Campos Conceituais
Conceptual Fields Theory
Situações
Situations
Aprendizagem
Learning
Ensino de Física
Teaching Physics
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
Citação: MEIRELES, Emmely Ketlem Rosas. Reflexões sobre a Teoria dos Campos Conceituais no Ensino da Física. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2023
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6767
Vocabulário controlado: Física - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EmmelyRosas.pdfCiências: Matemática e Física - Licenciatura425,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons