Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6781
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Práticas educativas adotadas durante o período remoto: impactos nas aulas de professores de Química e Biologia das escolas públicas de Itacoatiara/AM |
Other Titles: | Educational practices adopted during the remote period: impacts on the classes of chemistry and biology teachers of public schools in Itacoatiara/AM |
metadata.dc.creator: | Reis, Rafael Sandro Lima |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Menezes, Jean Michel dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carneiro, Welma Sousa Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guesdon, Isabela Reis |
metadata.dc.description.resumo: | No contexto da pandemia de COVID-19 surgiram alguns desafios que refletiam na atividade pedagógica no ensino remoto emergencial. Assim, o objetivo desse estudo foi de analisar os impactos das práticas educativas adotadas no período remoto por professores de Química e Biologia de escolas públicas de Itacoatiara, Amazonas. Neste estudo, foi realizado uma pesquisa qualitativa-descritiva, com 10 professores da rede pública de ensino de Itacoatiara/AM, sendo os dados coletados por meio de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Como resultado, as maiores dificuldades citadas pelos professores foram a forma de avaliar os alunos e o acesso à internet. Apesar disso, 70% dos professores comentaram que a sua formação inicial colaborou para a elaboração das aulas, em especial por ter tido a oportunidade de trabalhar com as tecnologias educacionais durante a graduação. Mesmo com o grave cenário da pandemia, o maior impacto observado pelos professores foi de que com a utilização das tecnologias, as aulas se tornaram mais interessantes e essa prática foi mantida após o fim das restrições da pandemia. A pandemia trouxe uma nova logística de ensino, intensificou o uso do lúdico, viabilizou o envio de materiais didáticos, e os professores transformaram as dificuldades em possibilidades. Foi observado que o momento do ensino remoto emergencial impactou na forma que os professores ministram suas aulas no retorno as atividades presenciais, em que muitos passaram a incluir as tecnologias educacionais no cotidiano escolar. |
Abstract: | In the context of the COVID-19 pandemic, some challenges emerged that reflected on the pedagogical activity in emergency remote teaching. Thus, the aim of this study was to analyze the impacts of educational practices adopted in the remote period by Chemistry and Biology teachers from public schools in Itacoatiara, Amazonas. In this study, qualitative-descriptive research was carried out, with 10 teachers from public schools in Itacoatiara/AM, with data collected through a questionnaire and a semi-structured interview. As a result, 70% of the professors commented that their initial training contributed to the preparation of classes, especially because they had the opportunity to work with educational technologies during graduation. In addition, with the use of these technologies, classes became more interesting, and this practice was maintained after the end of pandemic restrictions. However, the greatest difficulties encountered were the way to assess students and access to the internet. The pandemic brought new teaching logistics, intensified the use of playful activities, made it possible to send teaching materials, and teachers turned difficulties into possibilities. It was observed that the moment of emergency remote teaching had an impact on the way teachers teach their classes when they return to face-to-face activities, in which many began to include educational technologies in their school routine. |
Keywords: | Pandemia Educação Tecnologias educacionais Prática docente |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara |
Citation: | REIS, Rafael Sandro Lima Reis. Práticas educativas adotadas durante o período remoto: impactos nas aulas de professores de Química e Biologia das escolas públicas de Itacoatiara/AM. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Ciências - Química e Biologia) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara - AM, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6781 |
metadata.dc.subject.controlado: | Ensino Remoto Emergencial Química - Estudo e ensino Aprendizagem Prática pedagógica |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RafaelSandroLimaReis.pdf | 348,87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.