Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6782
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Menezes, Jean Michel dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814043936631116pt_BR
dc.contributor.referee1Teles, Nayana Cristina Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8376255767367217pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Fabrício Valentim da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7907037135314095pt_BR
dc.creatorCarneiro, Valéria Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2524017627653877pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-07T16:58:39Z-
dc.date.available2023-07-07T16:58:39Z-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Valéria Nunes. Impacto do Ensino Remoto Emergencial: percepções de licenciandos do ICET/UFAM sobre a sua formação docente. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Química e Biologia) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara-AM, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6782-
dc.description.abstractCOVID-19 has changed everyday life around the world, in this context, there were many concerns in the educational scenario at universities, especially in teacher training due to the transition from face-to-face teaching to remote teaching. The implementation of emergency remote teaching was an alternative for the continuation of classes during the pandemic, causing impacts on teaching and learning. In view of this, the objective of this work was to investigate the perceptions of undergraduate students of the Degree in Sciences: Chemistry and Biology at ICET/UFAM about the impacts of remote teaching adopted during the pandemic on their teacher training process. Data collection took place using two instruments: a questionnaire and an interview script. 43 students participated in the survey and 10 were interviewed. Participants highlighted some difficulties during remote teaching, such as lack of organization in the study routine, lack of concentration in classes, lack of internet and financial resources. With regard to the learning acquired, the results are focused on the use of applications and new teaching methodologies for the elaboration of more interactive classes through Digital Information and Communication Technologies. In this sense, the data showed negative and positive impacts on undergraduate students during the remote period, such negative impacts are related to the Chemistry disciplines, due to the lack of contact with the professor, and the positive impacts to learning innovative methods for future teaching practice. Keywords: remote teaching; science teaching; teacher training.pt_BR
dc.description.resumoA COVID-19 modificou a vida cotidiana no mundo inteiro, diante desse contexto, houve muitas preocupações no cenário educacional nas universidades, principalmente na formação de professores devido a transição do ensino presencial para o ensino remoto. A implantação do ensino remoto emergencial foi uma alternativa para a continuação das aulas mediante a pandemia, provocando impactos no ensino e aprendizagem. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi investigar as percepções dos licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia da ICET/UFAM acerca dos impactos do ensino remoto adotado durante a pandemia no seu processo de formação docente. A coleta de dados ocorreu por meio de dois instrumentos: um questionário e um roteiro de entrevista. 43 estudantes participaram da pesquisa e 10 foram entrevistados. Os participantes destacaram algumas dificuldades durante o ensino remoto, como a falta de organização na rotina de estudos, falta de concentração nas aulas, falta de internet e recursos financeiros. Com relação às aprendizagens adquiridas, os resultados estão voltados para o uso de aplicativos e novas metodologias de ensino para elaboração de aulas mais interativas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Nesse sentido, os dados apresentaram impactos negativos e positivos aos discentes na graduação durante o período remoto, tais impactos negativos estão relacionados às disciplinas de Química, pela ausência do contato com o professor, e os impactos positivos a aprendizagem de métodos inovadores para futura prática docente. Palavras-chave: ensino remoto; ensino de ciências; formação docentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.titleImpacto do ensino remoto emergencial: percepções de licenciandos em ciências do ICET/UFAM sobre a sua formação docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-02-24-
dc.publisher.localpubItacoatiara (AM)pt_BR
dc.subject.controladoEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.controladoCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.controladoProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.controladoEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2769-1887pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2769-1887pt_BR
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8721-7103pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiarapt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ValériaNunesCarneiro.pdf429,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.