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dc.contributor.advisor1Sousa, Valmiene Florindo Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2413223119725754pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Patrício Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228237404255277pt_BR
dc.contributor.referee2Weil, Andreza Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253723857077661pt_BR
dc.creatorCruz, Laize da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3532812024052775pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T19:36:01Z-
dc.date.available2023-07-12T19:36:01Z-
dc.identifier.citationCRUZ, Laíze da Silva. S. A atuação profissional de assistentes sociais do ICSEZ na Política de Assistência Estudantil. 2023. 129f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6792-
dc.description.abstractThe work in question addresses a discussion about the professional performance of social workers in the Student Assistance Policy, considering as a particularity of analysis the Institute of Social Sciences, Education and Animal Science. The objective of this study is to "analyze the professional performance of social workers of ICSEZ from the implementation of the National Program of Student Assistance". To achieve the overall objective of this research, three specific objectives were defined: 1) to identify the work demands of ICSEZ social workers in view of the implementation of the Student Assistance Policy; 2) to analyze how the implementation of the PNAES in the ICSEZ took place from the student assistance notices, as well as the perception of students about each modality; 3) to point out the challenges of the social worker in the execution of the PNAES in the ICSEZ from their work demands. To achieve the proposed objective, documentary and field research was used as methodology with the qualitative approach. For the documentary research, it was considered notices of student aid arranged in the ICSEZ collection, for the field research, structured interviews with social workers of ICSEZ and beneficiary students were used. As a result of the investigation, it was possible to perceive that many of the challenges imposed on the daily professional life of social workers in ICSEZ education policy arise from endogenous and exogenous factors in capitalist relations. Nevertheless, it can also be evidenced the professional commitment of the social worker to respond to the existing demands in the social service sector of the institution, seeking not only to perform an activity, but to respond to the professional project itself. Although daily challenges limit professional performance, a great movement of the category is perceived, in general, in seeking new ways of acting and ensuring quality to professional practice. From this perspective, the professional performance of the ICSEZ assistant in the student assistance policy has proved very effective, through not only the organization in the processes of implementation of the aid, but also in the uncompromising search that her work is not limited only to this issue, seeking to reach new competencies and why not that the entire process referring to the PNAES is worked out considering the specificities of the institution.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho em questão aborda uma discussão sobre a atuação profissional de assistentes sociais na Política de Assistência Estudantil, considerando como particularidade de análise o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia. Objetiva-se com esse estudo “analisar a atuação profissional de assistentes sociais do ICSEZ a partir da implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil”. Para alcançar o objetivo geral dessa pesquisa, foram definidos três objetivos específicos: 1) identificar as demandas de trabalho das assistentes sociais do ICSEZ frente a implementação da Política de Assistência Estudantil; 2) analisar como se deu a implementação do PNAES no ICSEZ a partir dos editais de auxílio de assistência estudantil, bem como a percepção de discentes sobre cada modalidade; 3) apontar os desafios do assistente social na execução do PNAES no ICSEZ a partir das suas demandas de trabalho. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se como metodologia, a pesquisa documental e de campo com a abordagem qualitativa. Para a pesquisa documental considerou-se editais de auxílios estudantis dispostos no acervo do ICSEZ, para a pesquisa de campo utilizou-se de entrevistas estruturadas com assistente social do ICSEZ e discentes beneficiários. Como resultado da investigação, foi possível perceber que muitos dos desafios impostos ao cotidiano profissional de assistentes sociais na política de educação do ICSEZ decorrem de fatores endógenos e exógenos gestados nas relações capitalistas. Não obstante, pode-se evidenciar também o comprometimento profissional da assistente social em responder às demandas existentes no setor de serviço social da instituição, buscando não somente executar uma atividade, mas responder ao próprio projeto profissional. Embora os desafios cotidianos limitem a atuação profissional, percebe-se um grande movimento da categoria, de forma geral, em buscar novas formas de agir e garantir qualidade ao exercício profissional. Nessa perspectiva, a atuação profissional da assistente do ICSEZ na política de assistência estudantil tem se mostrado muito eficaz, através não somente da organização nos processos de implementação dos auxílios, mas também na busca intransigente de que seu trabalho não se limite somente a essa questão, buscando alcançar novas competências e por que não que todo o processo referente do PNAES seja trabalhado considerando as especificidades da instituição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAtuação profissionalpt_BR
dc.subjectPolítica de Educaçãopt_BR
dc.subjectPolítica de Assistência Estudantilpt_BR
dc.subjectPNAESpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVICO SOCIAL: SERVICO SOCIAL APLICADO: SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA atuação profissional de assistentes sociais do ICSEZ na política de assistência estudantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-03-03-
dc.publisher.localpubParintins (AM)pt_BR
dc.subject.controladoAssistentes sociaispt_BR
dc.subject.controladoEstudante - Assistência Socialpt_BR
dc.subject.controladoEstudantes - Programas de assistênciapt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseServiço Social - Bacharelado - Parintinspt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

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