Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6795
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alves, Maria Isabel Alonso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lates.cnpq.br/1157608326062043 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Batista, Eliane Regina Martins | - |
dc.contributor.referee2 | Alencar , Simone de Oliveira | - |
dc.creator | Martins, Sebastiana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-14T13:48:46Z | - |
dc.date.available | 2023-07-14T13:48:46Z | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Sebastiana da Silva. Entre experiências formativas e práticas na docência: depoimentos de professoras acerca de suas aproximações com a educação infantil em Humaitá/AM. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6795 | - |
dc.description.abstract | This Course Completion work was developed within the scope of the UFAM/IEAA Pedagogy Course, whose objective is to show formative and practical experiences of teachers, beginners or not, in Early Childhood Education about their teaching approach in early childhood education. The methodology used corresponds to qualitative methods, whose data production instrument was the questionnaire. Thus, the participants chosen to take part in this research were teachers who have been working for at least three years in early childhood education in the municipal public network of Humaitá/AM. The authors used were Gatti, Barreto (2009), Diniz-Pereira (2008 ), Guaiano and Araújo (2017), Huberman (1995), Severino (2007), Hofmann (2001), Moro (2007), Kuenzer (2003), Brandão (1995), Gil (2008), Marques (2013), Libâneo (1994) and others who discuss and articulate this researched theme, whose approach specifically discusses the concepts of early childhood education, teacher training and pedagogical practices. The results point out that initial undergraduate training is important for the development of good pedagogical practices in early childhood education, as well as understanding how UFAM's institutional programs aimed at academic training provide opportunities for the production of the teaching identities of its students. The research also shows that experiencing the practice in initial training is very important for undergraduate students to experience the reality of schools up close. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido no âmbito do Curso de Pedagogia da UFAM/IEAA, cujo objetivo é mostrar experiências formativas e práticas de professoras, iniciantes ou não, na Educação Infantil acerca de sua aproximação docente na educação infantil. A metodologia utilizada corresponde aos métodos qualitativos, cujo instrumento de produção dos dados foi o questionário. Sendo assim os participantes escolhidos para fazerem parte desta pesquisa foram professoras que atuam, pelo menos, a três anos na educação infantil da rede pública municipal de Humaitá/AM. Os autores utilizados foram Gatti, Barreto (2009), Diniz Pereira (2008), Guaiano e Araújo (2017), Huberman (1995), Severino (2007), Hofmann (2001), Moro (2007), Kuenzer (2003), Brandão (1995), Gil (2008), Marques (2013), Libâneo (1994) e outros que discutem e se articulam a esta temática pesquisada, cuja abordagem discorre especificamente sobre o conceitos de Educação Infantil, formação docente e práticas pedagógicas. Os resultados apontam que, a formação inicial na graduação é importante para o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas na educação infantil, bem como, entender o quanto os programas institucionais da UFAM voltados para a formação acadêmica oportuniza a produção das identidades docentes de seus estudantes. A pesquisa também mostra que vivenciar a prática na formação inicial é muito importante para que o estudante de graduação vivencie de perto a realidade das escolas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Experiências formativas | pt_BR |
dc.subject | Experiências práticas | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Entre experiências formativas e práticas na docência: depoimentos de professoras acerca de suas aproximações com a educação infantil em Humaitá/AM | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2023-02-17 | - |
dc.publisher.localpub | Humaitá (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Professores de educação infantil | pt_BR |
dc.subject.controlado | Educação infantil - Professores | pt_BR |
dc.subject.controlado | Professores - Formação | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia - Licenciatura - Humaitá | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_SebastianaMartins.pdf | 321,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.