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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6803
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Memórias do paradesporto escolar amazonense: uma análise a partir das Paralimpíadas Escolares |
metadata.dc.creator: | Pereira, Pedro Enrique Leles |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bataglion, Giandra Anceski |
metadata.dc.contributor.referee1: | Amorim, Ida de Fátima de Castro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ponce, Keegan Bezerra |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar o histórico do paradesporto escolar amazonense a partir das participações do Estado nas Paralimpíadas Escolares. A metodologia contempla o uso de fontes documentais, quais sejam: os boletins oficiais das Paralimpíadas Escolares entre as edições de 2009 a 2019. A partir destes documentos, os dados foram coletados, catalogados, descritos e analisados. Para tanto, foi utilizada a técnica de Análise Documental. Os resultados demonstram que o Estado do Amazonas participou de todas as edições das Paralimpíadas Escolares, no período investigado, sinalizando, possivelmente, esforços no sentido do desenvolvimento do esporte paralímpico no viés escolar no estado investigado. 2019 foi o ano no qual o Amazonas apresentou o maior número de integrantes em sua delegação, com 48 pessoas. Por sua vez, o melhor desempenho alcançado pelo Estado ocorreu no ano de 2009, atingindo a 11º colocação geral na classificação final da competição. O número de modalidades em que o Estado contou com atletas/estudantes inscritos sofreu aumento gradativo com o passar dos anos. Por outro lado, a participação das delegações do Estado ocorreu em menos da metade das modalidades ofertadas em cada edição. Notou-se, por exemplo, o predomínio de atletas/estudantes amazonenses competindo nas modalidades individuais, sobretudo no atletismo e na natação. Conclui-se que o apoio, a valorização e os investimentos, principalmente de cunho governamental, podem contribuir para o crescimento e o avanço do paradesporto escolar amazonense, favorecendo a continuidade da participação de delegações do Estado nas Paralimpíadas Escolares. Ressalta-se que, além de abrir portas para a inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte, isto se constitui em uma oportunidade para a descoberta de futuros atletas paralímpicos amazonenses. |
Abstract: | The objective of this research was to analyze the history of Amazonian school parasports from the State's participation in the School Paralympics. The methodology includes the use of documentary sources, which are: the official bulletins of the School Paralympics between the 2009 and 2019 editions. From these documents, data were collected, cataloged, interpreted and analyzed. For this purpose, the Document Analysis technique was used. The results showed that the State of Amazonas participated in all editions of the School Paralympics, in the investigated period, possibly signaling efforts towards the development of Paralympic sport in the school bias in the investigated state. 2019 was the year in which Amazonas presented the largest number of members in its guests, with 48 people. In turn, the best performance achieved by the State occurred in 2009, reaching 11th overall in the final classification of the competition. The number of modalities in which the State circumvents with registered athletes/students has gradually increased over the years. On the other hand, the participation of State delegations occurred in less than half of the modalities offered in each edition. It was noted, for example, the dominance of Amazonian athletes/students competing in individual modalities, especially in athletics and swimming. It is concluded that support, appreciation and investments, mainly of a governmental nature, can contribute to the growth and advancement of Amazonian school para-sports, favoring the continued participation of State delegations in the School Paralympics. It is noteworthy that, in addition to opening doors for the social inclusion of people with disabilities through sport, this constitutes an opportunity for the discovery of future Amazonian Paralympic athletes. |
Keywords: | Escola Estudantes/Atletas com Deficiência Paradesporto Escolar Paralimpíadas Escolares |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Manaus |
Citation: | PEREIRA, Pedro Enrique Leles. Memórias do paradesporto escolar amazonense: uma análise a partir das Paralimpíadas Escolares. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6803 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação física Atletismo Natação Esportes para pessoas com deficiência física |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
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