Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6805
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Marinez França de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5663388126461829 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Maria Eliane de | - |
dc.contributor.referee2 | Martins, Kézia Siméia Barbosa | - |
dc.creator | Ferreira, Maicon Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-17T14:30:33Z | - |
dc.date.available | 2023-07-17T14:30:33Z | - |
dc.identifier.citation | Ferreira, Maicon Marinho. Os desafios cotidianos no processo ensino-aprendizagem em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do distrito de freguesia do Andirá no município de Barreirinha – AM. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6805 | - |
dc.description.abstract | The teaching-learning process in rural schools brings with it inseparable characteristics, since education generally presents its methods, studies and practices that are different from schools in urban areas. For a quality education in the countryside, it is necessary to face and overcome many challenges, especially when it comes to riverside communities. It is important to consider its sociocultural peculiarities, which must be respected, highlighting popular practices and knowledge in the process under discussion. This research has the general objective: to analyze which are the challenges in the school routine that contribute to the difficulties in the teaching-learning process of students from classes of the 2nd and 3rd year of Elementary School in a municipal school in the District of Freguesia do Andirá, municipality of Barreirinha -AM. This is a qualitative study based on the dialectical approach that seeks to understand the research subjects and the constant movement of changes in the construction of possible debates. It is based on the assumptions of the following authors: Arroyo (1982), Borges; Oliveira (2020), Caldart (2007), Haje (2006), Lopes (2015), Martins (2020), as well as documents from Brazil (1996, 2002 and 2012). It was possible to conclude with this study that the challenges exist and that the teaching-learning process takes place in the midst of local daily life factors and that there are also structural and family situations that entail or rather negatively interfere with a more productive performance successful for our teachers and students. | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo ensino-aprendizagem nas escolas do campo traz consigo características indissociáveis, uma vez que, a educação geralmente apresenta seus métodos, estudos e práticas diferenciadas das escolas das áreas urbanas. Para uma educação de qualidade no campo é preciso enfrentar e superar muitos desafios, principalmente quando se trata das comunidades ribeirinhas. É importante considerar suas peculiaridades socioculturais, que devem ser respeitadas, evidenciando as práticas e saberes populares no processo em discussão. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar quais os desafios no cotidiano escolar que contribuem para as dificuldades no processo ensino-aprendizagem dos estudantes de turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal do Distrito da Freguesia do Andirá, município de Barreirinha-AM. Este é um estudo de natureza qualitativa fundamentado no enfoque dialético que busca entender os sujeitos da pesquisa e o movimento constante de mudanças na construção de possíveis debates. Tem-se como base os pressupostos dos seguintes autores: Arroyo (1982), Borges; Oliveira (2020), Caldart (2007), Haje (2006), Lopes (2015), Martins (2020), assim como documentos de Brasil (1996, 2002 e 2012). Foi possível concluir com este estudo que os desafios existem e que o processo ensino-aprendizagem se dá em meio aos fatores do cotidiano local e que também existem situações de ordem estrutural e familiar que acarretam ou melhor, interferem de forma negativa para um desempenho mais produtivo, exitoso de nossos docentes e discentes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Rural Education | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Freguesia do Andirá | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Teaching-Learning | pt_BR |
dc.subject | Parish of Andirá | pt_BR |
dc.subject | Challenges | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Os desafios cotidianos no processo ensino-aprendizagem em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do distrito de freguesia do Andirá no município de Barreirinha – AM | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2023-02-28 | - |
dc.publisher.localpub | Parintins (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Educação rural - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Escolas rurais - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia - Licenciatura - Parintins | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MaiconFerreira.pdf | 609,36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.