Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6807
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Práticas de speaking no ensino remoto de língua inglesa: um estudo sob a perspectiva dos professores-bolsistas do projeto CEL |
metadata.dc.creator: | Sá, Beatriz Sousa de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rodrigues, Tatiana Belmonte dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Sérgio Augusto Freire de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Sérgio Armstrong Russo da |
metadata.dc.description.resumo: | Tendo em vista o interesse de compreender como as atividades comunicativas podem ser trabalhadas no ensino remoto, visto que o distanciamento social impediu a interação física entre professores e alunos durante a pandemia da COVID-19, o presente estudo trata sobre as práticas de speaking no ensino remoto de língua inglesa, com objetivo de investigar como as atividades comunicativas foram desenvolvidas pelos professores-bolsistas do Projeto CEL, da Universidade Federal do Amazonas. Para tanto, ainda foi necessário: a) descrever quais foram as práticas de speaking elaboradas juntamente das tecnologias utilizadas; b) averiguar quais foram os resultados positivos e negativos da modalidade remota para essas atividades; e c) registrar a crença dos professores quanto a eficiência das práticas comunicativas no ensino de inglês nas modalidades remota e presencial. Para embasamento teórico, foram utilizados livros e pesquisas científicas como os de Bygate (1987), Harmer (2010), Rao (2019), para abordar aspectos teóricos sobre a habilidade de speaking; e Santos, Beato, Aragão (2010), Warschauer e Healey (1998), Carvalho e Soares (2020), sobre o uso das tecnologias no ensino de línguas e da habilidade oral, entre outros autores. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimento técnico de estudo de caso, onde quatro professores-bolsistas do Projeto CEL responderam 5 perguntas subjetivas em um questionário online na plataforma Google Forms. Todos os entrevistados têm experiência no ensino presencial e remoto de inglês. Os dados coletados foram submetidos a uma análise descritiva-interpretativa. Ao fim do estudo, faz-se uma reflexão quanto a integração das tecnologias no ensino online de speaking. |
Abstract: | Considering the interest of understanding how communicative activities can be practiced in remote teaching, since the social distance made physical interaction between teachers and students impossible during the pandemic of COVID-19, this work deals with speaking practices in the remote teaching of English, with the purpose of investigating how communicative activities were developed by the teacher-scholarship students of the CEL Project, from the Federal University of Amazon. For this purpose, it was also necessary to: a) describe the speaking practices developed and the technologies used; b) investigate the positive and negative results of the remote modality for these activities; and c) describe the teachers' beliefs about the efficiency of communicative practices in teaching English in the remote and face-to-face teaching. For the theoretical basis, books and scientific researches were used, such as Bygate (1987), Harmer (2010), Rao (2019), to address theoretical aspects of the speaking skills; and Santos, Beato, Aragão (2010), Warschauer and Healey (1998), Carvalho and Soares (2020), about the use of technologies in language teaching and oral skills, among other authors. This is a qualitative research with a case study technical procedure, where four teacher-scholarship of the CEL Project answered 5 subjective questions in an online form in the Google Forms platform. All the interviewees have experience in teaching English both face-to-face and remotely. The data collected was submitted to a descriptive-interpretative analysis. At the end of the study, a reflection is made about the integration of technologies in online teaching of speaking. |
Keywords: | Ensino remoto Remote Teaching TIC'S ICT Oralidade em Língua Inglesa English Language Speaking |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FLET - Faculdade de Letras |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Língua e Literatura Inglesa - Licenciatura - Manaus |
Citation: | SÁ, Beatriz Sousa de. Práticas de speaking no ensino remoto de língua inglesa: um estudo sob a perspectiva dos professores-bolsistas do Projeto CEL. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua e Literarura Inglesa) - Faculdade de Letras - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6807 |
metadata.dc.subject.controlado: | Língua inglesa - Ensino via Web Ensino auxiliado por computador |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_BeatrizSa.pdf.pdf | 866,53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.