Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6817
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Educação no e do campo: uma análise da escola e o projeto político pedagógico |
metadata.dc.creator: | Mata, Simone |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ferreira, Jarliane da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Campos, Sebastião Melo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Oderlene Bráulio da |
metadata.dc.description.resumo: | Este resumo apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado: Educação No e Do Campo: Uma análise a partir da escola e seu projeto político pedagógico. O objetivo geral deste estudo buscou Entender o contexto da escola localizada em uma comunidade rural de Benjamin Constant e o processo de construção do seu Projeto Político Pedagógico. Para isso foram determinados como objetivo específicos: Verificar a infraestrutura da escola pesquisada e se a mesma atende ao previsto nas diretrizes para as escolas do campo; Identificar a existência (ou não) do Projeto Político Pedagógico; Verificar como foi o processo de construção do PPP da escola em estudo. O tema escolhido foi a partir das experiências vivenciadas nas disciplinas de Prática da Pesquisa Pedagógica, no curso de Pedagogia. A pesquisa foi realizada em uma comunidade rural do município de Benjamin Constant. A metodologia aplicada foi a partir da abordagem qualitativa, por meio de entrevistas e questionários, com a coleta de relatos com comunitários e professores da comunidade investigada e prática de campo na localidade. Neste estudo foi possível verificar a melhoria da infraestrutura escolar a partir da construção da nova escola, porém os velhos problemas parecem persistir: ausência de muitos materiais didáticos, acesso à água potável e alguns equipamentos, dentre outros. Na questão referente ao PPP esse é o mais grave, pois constatou-se a sua inexistência e o não envolvimento democrático e participativo na construção desse rico caminho. |
Abstract: | Este resumen presenta el Trabajo de Finalización de Curso (TCC) titulado: Educación en y desde el Campo: Un análisis desde la escuela y su proyecto político pedagógico. El objetivo general de este estudio fue comprender el contexto de la escuela ubicada en una comunidad rural de Benjamín Constant y el proceso de construcción de su Proyecto Político Pedagógico. Los detalles fueron: Verificar la infraestructura de la escuela investigada y si cumple con lo dispuesto en las directrices para escuelas rurales; Identificar la existencia (o no) del Proyecto Político Pedagógico; Compruebe cómo fue el proceso de construcción del PPP de la escuela en estudio. El tema elegido se basó en las experiencias vividas en las disciplinas de Práctica de la Investigación Pedagógica, en la carrera de Pedagogía. La investigación se llevó a cabo en una comunidad rural del municipio de Benjamín Constant. La metodología aplicada se basó en un enfoque cualitativo, por meio de entrebistas e questiones, con la recolección de relatos con comuneros y docentes de la comunidad investigada y práctica de campo en la localidad. En este estudio fue posible verificar la mejora de la infraestructura escolar a partir de la construcción de la nueva escuela, pero los viejos problemas parecen persistir: falta de muchos materiales didácticos, acceso a agua potable y algunos equipamientos, entre otros. En cuanto al PPP, este es el más grave, pues se constató que es inexistente y no participativo y democrático en la construcción de este rico camino. |
Keywords: | Educação no e do campo Projeto político pedagógico Infraestrutura escolar Construção do projeto político pedagógico |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
Citation: | MATA, Simone Rocha da. Educação no e do campo: uma análise da escola e o projeto político pedagógico. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant-AM, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6817 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação escolar Pedagogia Educação - Estudo e ensino Educação rural |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - SimoneRochadaMata.pdf | 5,1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.