Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6828
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Estudo das operações fundamentais com o Material Dourado sob a perspectiva da Resolução de Problemas |
metadata.dc.creator: | Ramos, Jonas Soares |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Araújo, Valdenildo Alves de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Batista, Allison Pinto |
metadata.dc.contributor.advisor-co2: | Brito, Gilmar Macedo de |
metadata.dc.description.resumo: | Ano após ano, pesquisas externas mostram os déficits sofridos na educação brasileira e discorrem sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos das escolas de ensino público, apontando que uma dessas dificuldades está desde a base, isto é, as operações fundamentais. Nesse contexto, em nossa pesquisa de caráter qualitativo, visamos compreender as contribuições do Material Dourado no processo ensino e aprendizagem das operações fundamentais sob a perspectiva da Resolução de Problemas. Para isto, tomamos como referencial o roteiro proposto pelo Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas - GTERP e fazendo o uso deste e do Material Dourado trabalhamos em três encontros as operações fundamentais por meio de problemas contextualizados com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Humaitá - AM. Para a composição dos nossos dados de pesquisa coletamos diálogos, gravações de vídeos, registros fotográficos e escritos das respostas elaboradas pelos alunos. A análise desses dados evidenciou que o Material Dourado aliado a Resolução de problemas pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem das operações, possibilitando o entendimento de procedimentos, a aprendizagem de conceitos e significados, o desenvolvimento de autonomia, de novos conhecimentos e a expansão da visão que os alunos já possuem sobre esses conteúdos. Além disso, evidenciou a importância do professor estar bem preparado quando utilizar a resolução de problemas como forma de trabalhar conteúdos matemáticos, pois no momento das atividades podem seguir situações que necessitem a sua intervenção como motivador e/ou mediador. |
Abstract: | Year after year, external surveys show the deficits suffered in Brazilian education and discuss the difficulties presented by students in public schools, pointing out that one of these difficulties is from the base, that is, the fundamental operations. In this context, in our qualitative research, we aim to understand the contributions of the Golden Material in the teaching and learning process of fundamental operations from the perspective of Problem Solving. For this, we took as a reference the script proposed by the Working Group and Studies in Problem Solving - GTERP and making use of this and the Golden Material, we worked in three meetings on the fundamental operations through contextualized problems with students of the 6th year of elementary school from a state public school in the municipality of Humaitá - AM. For the composition of our research data, we collected dialogues, video recordings, photographic and written records of the answers prepared by the students. The analysis of these data showed that the Golden Material combined with Problem Solving can contribute to the teaching and learning process of operations, enabling the understanding of procedures, the learning of concepts and meanings, the development of autonomy, new knowledge and the expansion of view that students already have about these contents. In addition, it highlighted the importance of the teacher being well prepared when using problem solving as a way of working on mathematical content, because at the time of activities there may be situations that need their intervention as a motivator and/or mediator. |
Keywords: | Educação Matemática Ensino e Aprendizagem Resolução de Problemas Material Didático Números naturais |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Humaitá |
Citation: | RAMOS, Jonas Soares. Estudo das operações fundamentais com o Material Dourado sob a perspectiva da Resolução de Problemas. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Ciências - Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6828 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação brasileira Matemática - Estudo e ensino Matemática (Primeiro grau) Problemas matemáticos |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_JonasSoaresRamos.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.