Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6842
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A relação professor-aluno no Ensino Remoto em período pandêmico: um estudo das relações entre educador e criança na Educação Infantil por meio do Programa Rádio Escola em Benjamin Constant - AM
metadata.dc.creator: Mendonça, Jaíne Mariano
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Oderlene Braulio da
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Sebastião Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso configura-se como uma produção de caráter científico que objetivou conhecer como se processou a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil durante o ensino remoto, via Programa Rádio escola em Benjamin Constant- AM. Para atingir este fim buscou-se conhecer a concepção de docentes da educação infantil sobre a importância da relação professor-aluno para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, descrever o processo ensino aprendizagem na educação infantil desenvolvido por meio do Programa Rádio Escola durante o ensino remoto e verificar como a relação educador e criança da educação infantil ocorreu via o Programa Rádio Escola e quais os fatores que dificultaram e facilitaram esta relação. Este trabalho proporcionou leituras rigorosas com base em Libâneo (1994), Saviani (2013), Freire (2020) e outros. Para coleta de dados foi realizada uma pesquisa de campo de natureza qualitativa com análise documental e a aplicação de questionário, metodologia necessária ao alcance do objetivo do estudo e à compreensão da realidade das aulas remota em Benjamin Constant-Am. O estudo apresentou uma discussão sobre a relação professor /aluno no ensino remoto na educação infantil e como esta relação se deu e contribuiu para aprendizagem das crianças neste processo para as crianças adquirirem conhecimentos e terem um aprendizado significativo. A pesquisa mostrou que, mesmo a distância e com uso da rádio como tecnologia de comunicação de massa, a relação entre educadora e criança da educação infantil ocorreu via áudio, vídeo, mensagem de texto e ligações telefônicas, bem como com a participação das crianças por meio da mediação da família, o que contribuiu para sua aprendizagem e desenvolvimento.
Abstract: This Course Completion work is configured as a scientific production that aimed to know how the teacher-student relationship was processed in the teaching-learning process in early childhood education during remote teaching, via the Radio School Program in Benjamin Constant-AM . To achieve this end, we sought to understand the conception of early childhood education teachers about the importance of the teacher-student relationship for the child's learning and development process, to describe the teaching-learning process in early childhood education developed through the Rádio Escola Program during the remote teaching and verify how the relationship between educator and child in kindergarten took place via the Radio School Program and what factors made this relationship difficult and easy. This work provided rigorous readings based on Libâneo (1994), Saviani (2013), Freire (2020) and others. For data collection, a qualitative field research was carried out with document analysis and the application of a questionnaire, a methodology necessary to reach the objective of the study and to understand the reality of remote classes in Benjamin Constant-Am. The study presented a discussion about the teacher / student relationship in remote teaching in early childhood education and how this relationship occurred and contributed to children's learning in this process for children to acquire knowledge and have meaningful learning. The research showed that, even at a distance and with the use of radio as a mass communication technology, the relationship between educator and child in kindergarten occurred via audio, video, text message and telephone calls, as well as with the participation of children through through family mediation, which contributed to their learning and development.
Keywords: Relação professor-aluno
Ensino remoto
Educador e criança da educação infantil
Programa Rádio Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Citation: MENDONÇA, Jaíne Mariano. A relação professor-aluno no Ensino Remoto em período pandêmico: um estudo das relações entre educador e criança na Educação Infantil por meio do Programa Rádio Escola em Benjamin Constant - AM. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant-AM, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6842
metadata.dc.subject.controlado: Educação infantil
Ensino à distância
Comunicação de massa e educação
Rádio na educação
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JaíneMarianoMendonça.pdf1,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.