Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6857
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Jogos culturais na educação física escolar (um relato de experiência a partir do estágio supervisionado) |
Autor(a): | Saldanha, Maria Eduarda Holanda da Silva |
Orientador(a): | Matos, Gláucio Campos Gomes de |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo destacar a contribuição dos Jogos Culturas em Educação Física Escolar. Um dos conteúdos que podem auxiliar os estudantes a elucidarem suas realidades é o Jogo Cultural. Para tanto, a metodologia empregada foi exploratória, com pesquisa bibliográfica incluindo artigos científicos, monografias, livros entre outros. Dado o realizado estudo, a leitura e interpretação em cima das fontes selecionadas, consiste em um relato de experiencia, no que integra a construção teórica e as experiências vivenciadas ao longo do estágio supervisionado, conceitos e importâncias de como os jogos culturais ajudam para o desenvolvimento dos alunos, acentuando a relevância do resgaste desses jogos no contexto da Educação Física na escola. Ao final da pesquisa, foi possível entender que é possível tratar diversos tipos de conhecimentos e conceitos culturais, ao levar jogos a rotinas da educação física no ensino fundamental II, tendo um resultado de estimulação do desenvolvimento motor e habilidades. O estágio Supervisionado é fundamental para colocar em prática todo o embasamento teórico adquirido durante a formação acadêmica. |
Resumo em outro idioma: | This Course Conclusion Paper aimed to highlight the contribution of Cultural Games in School Physical Education, b. One of the contents that can help students to elucidate their realities is the Cultural Game. To do so, the methodology used was exploratory research, with bibliographic research including scientific articles, monographs, books, and others. Given the study, the reading and interpretation of the selected sources, it consists of an experience report that integrates the theoretical construction and the experiences lived during the supervised internship, concepts and importance of how cultural games help the development of students, emphasizing the relevance of rescuing these games in the context of Physical Education at school. At the end of the research, it was possible to understand that it is possible to treat several types of knowledge and cultural concepts, when taking games to the routines of elementary I physical education, having a result of stimulating motor development and skills. The supervised internship is fundamental to put into practice all the theoretical foundation acquired during the academic formation. |
Palavras-chave: | Jogos Culturais Cultural Games Educação Física Escolar Estágio Supervisionado School Physical Education Supervised Internship |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País de publicação: | BRASIL |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Manaus |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6857 |
Vocabulário controlado: | Esportes escolares Programas de estágio Educação física - Estudo e ensino (Estágio) |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_MariaEduardaSaldanha.pdf | 4,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.