Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6859
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A Matemática na Educação Infantil: um olhar para o Currículo Escolar Municipal de Manaus (AM) |
metadata.dc.creator: | Mafra, Bianca Celestino |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Negrão, Felipe da Costa |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Andrade, Alexandra Nascimento de |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo, de abordagem qualitativa e de cunho descritivo, teve o objetivo de analisar como as noções matemáticas são apresentadas no Currículo Escolar Municipal de Manaus (CEM) para as crianças da Educação Infantil (creche e pré-escola), mediante uma análise documental. Os resultados apontam as seguintes noções matemáticas presentes no documento: números, quantidades e sequência numérica/regularidade numérica; contagem, registro e notação numérica; resolução de problemas matemáticos cotidianos; formas geométricas; cores; noções/relações espaciais (dentro e fora; em cima e embaixo; acima e abaixo; entre e do lado); noção de direção; tamanho, peso e espessura; noções sobre unidade de medidas e grandezas; e conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar). Entretanto, nossas análises nos direcionam para o exercício crítico-reflexivo sobre a necessidade de estarem explícitas em todos os campos de Experiências, pois as noções matemáticas na Educação Infantil não podem ser fragmentadas e disciplinarizadas, tendo como horizonte as próprias políticas públicas da área, as discussões teóricas e principalmente as crianças enquanto sujeitos de direitos e que produzem a própria cultura. |
Abstract: | The present study, with a qualitative and descriptive approach, had the objective of analyzing how mathematical notions are presented in the Municipal School Curriculum of Manaus (CEM) for children in Early Childhood Education (daycare and preschool), through a documentary analysis. The results point to the following mathematical notions present in the document: numbers, quantities and numerical sequence/numerical regularity; counting, recording and numerical notation; solving everyday mathematical problems; geometric shapes; colors; notions/spatial relationships (inside and outside; above and below; above and below; between and on the side); sense of direction; size, weight and thickness; notions about measurement units and magnitudes; and basic concepts of time (now, before, during, after, yesterday, today, tomorrow, slow, fast, fast, slow). However, our analyzes direct us towards a critical-reflexive exercise on the need to be explicit in all fields of Experiences, as mathematical notions in Early Childhood Education cannot be fragmented and disciplined, having as horizon the public policies in the area, the theoretical discussions and especially children as subjects of rights and who produce their own culture. |
Keywords: | Crianças Currículo Infâncias Noções matemáticas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BRASIL |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6859 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação infantil - Matemática Matemática - Estudo e ensino |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_BiancaMafra .pdf | 405,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License