Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6860
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mudanças de preferências do consumidor em um cenário de pandemia
Autor(a): Marinho, Louryval Passos de Oliveira
Orientador(a): Sousa, Lucas Vitor de Carvalho
Resumo: Este trabalho visa investigar por meio de um questionário realizado com 148 alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Amazonas se a Pandemia do COVID-19 teve implicações no processo da tomada de decisão de consumo. Fazendo o uso de um questionário aplicado on-line no qual também foi elaborado dois cenários hipotéticos em que existe duas cestas de bens para consumidor escolher, uma com acesso à informação dos preços e outra não, para detectar se a pandemia acarretou mudanças nas preferencias dos alunos. Por se tratar de uma variável do tipo qualitativa, foi necessário utilização de um modelo probabilístico do tipo regressão logit, obtendo como resposta a probabilidade de o consumidor optar por uma cesta em detrimento de outra. De forma que foi possível verificar entre os coeficientes escolhidos qual possui significância para estimação da probabilidade da escolha do consumidor, concluindo que em um contexto de Pandemia as preferências são influenciadas pelos preços dos bens e nível de renda.
Resumo em outro idioma: This work will to investigate, through a questionnaire carried out with 148 students of the Economic Sciences course at the Federal University of Amazonas, whether the COVID-19 Pandemic had implications in the consumption decision-making process. Using an online questionnaire in which two hypothetical scenarios were also prepared in which there are two baskets of goods for consumers to choose from, one with access to price information and the other not, to detect whether the pandemic has led to changes in consumer preferences. students. As it is a qualitative variable, it was necessary to use a probabilistic model of the logit regression type, obtaining as a response the probability of the consumer opting for one basket over another. So that it was possible to verify, among the chosen coefficients, which one is significant to estimate the probability of consumer choice, concluding that in a context of a Pandemic, preferences are influenced by the prices of goods and income level.
Palavras-chave: Teoria do Consumidor
Preferência do Consumidor
Pandemia Covid 19
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6860
Vocabulário controlado: Consumidores - Preferência
Serviços ao cliente
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LouryvalMarinho .pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons