Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6872
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Formação continuada de professores ribeirinhos em uma escola do Rio Mamuru, no município de Juruti - Pará: desafios e perspectivas
metadata.dc.creator: Santos, Adriano Fernandes dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Maria das Graças Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Marinez França de
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo intitulado “Formação continuada de professores em uma escola do Rio Mamuru, no Município de Juruti - Pará: desafios e perspectivas” objetivou investigar como se dá a formação continuada de professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental para o desenvolvimento da prática docente de uma escola do Rio Mamuru, no município de Juruti - Pará, destacando os desafios e perspectivas dos docentes que atuam nessa localidade. De forma específica objetivamos compreender como acontece a formação continuada dos docentes de uma escola do Rio Mamuru e analisar os principais desafios enfrentados pelos professores e quais suas perspectivas. O estudo trata-se de uma pesquisa de campo e bibliográfica com abordagem qualitativa. Para o levantamento de dados foi aplicado o questionário aberto com 3 professores (as) da escola do rio Mamuru. O estudo se fundamentou em autores nacionais e internacionais como, Arroyo (2005, 2008, 2012), Nóvoa (2009, 2022), Freire (2013), Romanowski (2009) dentre outros que compõe o trabalho. Os resultados das análises realizadas indicam a necessidade de ampliação e elevação da qualidade da formação continuada dos profissionais da educação ribeirinha, pois segundo os questionários analisados observou-se que existe uma ausência de ações formativas presenciais direcionadas aos professores do campo, como política pública. Palavras-chave: Escola do Rio Mamuru. Formação continuada. Prática Docente. Ribeirinhos.
Abstract: This article entitled “Continuing training of teachers in a school on the Mamuru River, in the Municipality of Juruti - Pará: challenges and perspectives” aimed to investigate how the continuing training of teachers from the 1st to the 5th year of elementary school takes place for the development of practice teacher at a school on the Mamuru River, in the municipality of Juruti - Pará, highlighting the challenges and perspectives of teachers who work in this location. Specifically, we aim to understand how the continuing education of teachers at a school in Rio Mamuru takes place and to analyze the main challenges faced by teachers and what their perspectives are. The study is a field and bibliographic research with a qualitative approach. For data collection, an open questionnaire was applied to 3 teachers from the Mamuru river school. The study was based on national and international authors such as Arroyo (2005, 2008, 2012), Nóvoa (2009, 2022), Freire (2013), Romanowski (2009) among others that make up the work. The results of the analyzes carried out indicate the need to expand and raise the quality of continuing education for riverside education professionals, as according to the analyzed questionnaires, it was observed that there is an absence of face-to-face training actions aimed at rural teachers, as a public policy. Keywords: Mamuru River School. Continuing training. Teaching Practice. Riverside.
Keywords: Escola do Rio Mamuru
Formação continuada
Prática Docente
Ribeirinhos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6872
metadata.dc.subject.controlado: Professores de educação infantil
Educação infantil - Professores
Professores - Formação
Educação rural
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AdrianoSantos.pdf519,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.