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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Diversidade linguística em Santo Antônio do Içá - Am: mapeamento da situação sociolinguística de estudantes da Comunidade de Betânia
Other Titles: Diversidad lingüística en Santo Antônio do Iça mapeo de la situación am: sociolingüística de estudiantes de la Comunidad de Betânia
Linguistic diversity in Santo Antônio do Iça mapping the am situation: sociolinguistics of students from the Betânia Community
metadata.dc.creator: Fermino, Antonei Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Micirlene Maia
metadata.dc.contributor.referee2: Bitencourt, Ivo Gonçalves
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa realizou-se no município de Santo Antônio do Içá, AM, cidade do Alto Solimões que abriga algumas etnias indígenas, dentre elas os indígenas Tikuna da Comunidade de Betânia. Dessa buscou-se fazer um mapeamento sociolinguístico dos estudantes das escolas da Comunidade, por meio da qual foi possível identificar o perfil sociolinguístico desses estudantes e suas atitudes linguísticas em relação às línguas em contato (Tikuna, Portuguesa e Espanhola), compreender a situação das suas habilidades linguísticas (compreensão, fala, leitura e escrita) e como elas se encontram em cada uma dessas línguas, assim como, identificar qual (is) língua (as) de preferência de uso nos diferentes ambientes sociais e de interações comunicativa, alcançando assim, os objetivos propostos para a pesquisa. Para isso foram aplicados questionários com 32 perguntas adequados à realidade sociolinguística desses discentes indígenas. Por causa da pandemia da Covid-19, esta pesquisa teve que ser adequada em alguns aspectos, por isso optou-se por estabelecer uma determinada quantidade de alunos por faixa etária e gênero que participariam da pesquisa. Os dados coletados foram sistematizados, analisados, interpretados e, ao final, quantificados em gráficos. Para isso, adotou-se a análise qualiquantitativa. Os autores usados para embasamento teórico foram: Aguilera (2008), Bagno (2007), Bendazzoli (2011), Bonifácio (2019), Corbari (2014), Coutinho (2018) Oliveira (2002), (1982), dentre outros. A pesquisa caracteriza-se como descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e o levantamento por meio do questionário. O universo da pesquisa são alunos indígenas do sexo masculino e feminino das escolas da comunidade de Betânia, de faixas etárias distintas. A seleção dos integrantes levou em conta a variáveis: idade, o sexo e a escolaridade. A combinação das variáveis resultou na seleção de vinte e sete informantes. Concluiu-se que a Comunidade é bilíngue, mas, no que se refere ao contexto escolar necessita de uma educação diferenciada. A língua Tikuna se mantém viva. Entretanto, há certa necessidade de conscientização e sensibilização de sua diversidade linguística e cultural com os jovens estudantes da comunidade.
Abstract: Esta investigación se llevó a cabo en el municipio de Santo Antonio do Içá, AM. ciudad de Alto Solimões que alberga algunas etnias indígenas, entre ellas los indígenas Ticuna de la Comunidad Betânia. De esta forma, se buscó realizar un mapeo sociolingüístico de los estudiantes de las escuelas de la Comunidad, na cual fui posible identificar el perfil sociolingüístico de estos estudiantes y sus actitudes lingüísticas hacia las lenguas en contacto (Ticuna, Portugués y Español) , comprender la situación de sus habilidades lingüísticas (comprender, hablar, leer y escribir) y cómo se encuentran en cada uno de estos idiomas, así como identificar qué idioma(s) prefieren usar en diferentes entornos sociales e interacciones comunicativas, de esta manera logrando los objetivos propuestos para la investigación. Para ello se aplicaron cuestionarios con 32 preguntas, adecuados a la realidad sociolingüística de estos estudiantes indígenas. Debido a la pandemia del Covid-19, esta investigación tuvo que ser adecuada en algunos aspectos, por lo que se decidió establecer un número determinado de estudiantes por grupo de edad y género que participarían en la investigación. Los datos recolectados fueron sistematizados, analizados, interpretados y, al final, cuantificados en gráficos. Para ello, se adoptó un análisis cualitativo-cuantitativo. Los autores utilizados como base teórica fueron: Aguilera (2008), Bagno (2007), Bendazzoli (2011), Bonifacio (2019), Corbari (2014), Coutinho (2018) Oliveira (2002), (1982), entre otros. se caracteriza por ser descriptivo. En cuanto a los procedimientos técnicos, se utilizó una investigación bibliográfica y una encuesta a través de un cuestionario. El universo de la investigación son estudiantes indígenas de las escuelas de la comunidad de Betania, hombres y mujeres, de diferentes grupos de edad. La selección de los integrantes tuvo en cuenta variables: edad, sexo y educación. La combinación de variables resultó en la selección de veintisiete informantes. Se concluyó que la Comunidad es bilingüe, pero, en cuanto al contexto escolar, necesita una educación diferenciada. La lengua Ticuna sigue viva. Sin embargo, existe cierta necesidad de sensibilización y concienciación de su diversidad lingüística y cultural con los jóvenes estudiantes de la comunidad.
Keywords: Diversidade Linguística
Diversidad Lingüística
Mapeamento
Línguas em Contato
Atitudes Linguísticas
Repertório Linguístico
Cartografía
Idiomas en Contacto
Actitudes lingüísticas
Repertorio linguístico
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6873
metadata.dc.subject.controlado: Linguagem e educação
Aquisição de linguagem
Contato linguístico
Bilingüismo
Língua ticuna
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

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