Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6878
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O processo histórico do Ensino De Ciências no Brasil: concepções e perspectivas formativas no contexto do Ensino Fundamental |
metadata.dc.creator: | Santos, Daiane Rodrigues da Costa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Thaiany Guedes da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Alexandra Nascimento de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Jonatha Daniel dos |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo busca investigar as Metodologias Ativas aplicadas ao Ensino de Ciências, no contexto das séries iniciais do Ensino Fundamental. O debate articula-se com a seguinte problematização: como ocorre o processo de aprendizagem em Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental e qual a contribuição das Metodologias Ativas para favorecer essa aprendizagem? Baseado nisso, o presente trabalho objetivou fazer um levantamento bibliográfico sobre as Metodologias Ativas do Ensino de Ciências e sua implicação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, para atender aos seguintes objetivos específicos: a) Analisar a trajetória histórica do ensino de ciências no Brasil; b) Sistematizar e compreender o processo das Metodologias Ativas aplicadas em Ciências no contexto das séries iniciais do Ensino Fundamental. O estudo demonstrou em sua análise histórica, que os aspectos políticos e sociais influenciavam nas concepções da didática do Ensino de Ciências. Nesse contexto, o ensino de Ciências constitui espaço privilegiado em que as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem podem ser expostos e comparados. Portanto, este conhecimento precisa ser socialmente construído e historicamente acumulado, além de uma relação estreita com as questões sociais e tecnológicas. |
Abstract: | The present study seeks to investigate the Active Methodologies applied to Science Teaching, in the contexto of the initial grades of Elementary School. The debate is articulated with the following problematization: how does the learning process in Science occur in the initial grades of Elementary School and what is the contribution of Active Methodologies to favor this learning? Based on this, the presente work aimed to carry out a bibliographical survey on the Active Methodologies of Science Teaching and its implication in the initial grades of Elementary School. Therefore, to meet the following specific objectives: a) To analyze the historical trajectory of Science teaching in Brazil; b) Systematize and understand the process of Active Methodologies applied in Science in the context of the initial grades of Elementary Education. The study demonstrated in its historical analysis that political and social aspects influenced the didactic conceptions of Science Teaching. In this contexto, the teaching of Science constitutes a privileged space in which the diferente explanations about the world, the phenomena of nature and the transformation produced by man can be exposed and compared. Therefore, this knowledge needs to be socially constructed and historically accumulated, in addition to a close relationship whit social and technological issues. |
Keywords: | Metodologias Ativas Ensino de Ciências Aprendizagem Ensino Fundamental |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: PEDAGOGIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6878 |
metadata.dc.subject.controlado: | Ciências (Ensino fundamental) Ciência - Estudo e ensino |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_DaianeRodrigues.pdf | 403,88 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License