Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6886
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uma aula sobre a geometria do maior órgão humano
metadata.dc.creator: Ramos, Soraia Pereira
Costa, Willansmar dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Maria Rosilene Barroso dos
metadata.dc.contributor.referee1: Morera, Dimas Martinez
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Disney Douglas de Lima
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho foi baseado no experimento “Quanto você tem de pele?” disponível no site Matemática Multimídia que tem como objetivo relacionar a geometria dos sólidos geométricos com as formas do corpo humano. O experimento foi desenvolvido em duas turmas do 2º ano do ensino médio, sendo 21 alunos da Escola Estadual “João Bosco Ramos de Lima”, localizada no município de Parintins/AM e 20 alunos do Colégio Militar da Polícia Militar 1, situado em Manaus/AM, totalizando 41 alunos. Por meio dos resultados, constatou-se a importância dos alunos se veem como sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento. Neste processo, os estudantes deixam de ser meros seres passivos para dar lugar a agentes ativos no desenvolvimento de sua própria aprendizagem, onde serão estimulados a buscar soluções para os problemas apresentados a desenvolver novos conhecimentos, melhorando assim a qualidade da aprendizagem.
Abstract: This work was based on the experiment "How much skin do you have?" available on the Multimedia Mathematical site, which aims to relate the geometry of geometric solids with the shapes of the human body. The experiment was carried out in two classes of the 2nd year of high school, 21 students from the State School "João Bosco Ramos de Lima", located in the municipality of Parintins/AM and 20 students from the Military College of the Military Police 1, located in Manaus/ AM, totaling 41 students. Through the results, it was verified the importance of students seeing themselves as active subjects in the knowledge construction process. In this process, students cease to be mere passive beings to give way to active agents in the development of their own learning, where they will be encouraged to seek solutions to the problems presented and to develop new knowledge, thus improving the quality of learning.
Keywords: Geometria espacial
Sólidos geométricos
Áreas
Corpo humano
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICE - Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.course: Matemática - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6886
metadata.dc.subject.controlado: Geometria - Problemas, questões, exercícios
Modelos geométricos
Corpo humano na educação
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SoraiaRamos_WillansmarCosta.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons