Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6906
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Administração e jogadas de xadrez: uma metáfora para o desenvolvimento de habilidades gerenciais e de liderança na formação de estudantes de Administração no Alto Solimões
Other Titles: Administration and chess moves: a metaphor for the development of managerial and leadership skills in the training of business students in Alto Solimões
metadata.dc.creator: Águila, João Tumbes
metadata.dc.contributor.advisor1: Abreu, Leonor Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Francisco Olímpio de
metadata.dc.contributor.referee2: Porto, Selomi Bermeguy
metadata.dc.description.resumo: O xadrez é um jogo estratégico que envolve planejamento e tomada de decisões, elementos fundamentais na Administração. Similaridades dos princípios do xadrez e da Administração sugerem que o jogo pode ser uma ferramenta valiosa no desenvolvimento de habilidades e competências em estudantes dessa área do conhecimento. Este trabalho teve como objetivo compreender como os princípios estratégicos do xadrez se relacionam com a formação de estudantes de Administração, quanto ao desenvolvimento de sua habilidade e competência gerencias e de liderança. Foram realizadas 40 entrevistas com estudantes do curso de Administração do Instituto de Natureza e Cultura – INC/UFAM, por meio de formulários Google Forms. Os dados foram importados do formulário Google Forms e analisados utilizando-se do programa Microsoft Excel 2019. Os principais resultados desta pesquisa mostram que 50% dos entrevistados já teve algum tipo de contato com o jogo, além de destacar a disciplina de Estratégia Organizacional e Gestão Organizacional como relevante no processo de sua formação. Os resultados da pesquisa mostram, ainda, que 80% dos estudantes gostariam de ter o Xadrez no ambiente universitário. Conclui-se que a utilização do xadrez como ferramenta de ensino no ambiente universitário pode proporcionar uma abordagem inovadora e motivadora no desenvolvimento de habilidades gerenciais e de liderança em estudantes do curso de Administração recomendando que instituição adote essa abordagem como parte do currículo, promovendo uma formação mais completa.
Abstract: Chess is a strategic game that involves planning and decision making, fundamental elements in Administration. Similarities between the principles of chess and those of Management suggest that the game may be a valuable tool for the development of skills and competences in students of this area of knowledge. The aim of this study was to understand how the strategic principles of chess are related to the education of Administration students, regarding the development of their managerial and leadership skills and competences. Forty interviews were conducted with students of the Administration course of the Institute of Nature and Culture - INC/UFAM, through Google Forms. The data were imported from the Google Forms and analyzed using the Microsoft Excel 2019 program. The main results of this research show that 50% of respondents have already had some kind of contact with the game, besides highlighting the subject of Organizational Strategy and Organizational Management as relevant in the process of their training. The results of the survey also show that 80% of the students would like to have chess in the university environment. It is concluded that the use of chess as a teaching tool in the university environment can provide an innovative and motivating approach in the development of managerial and leadership skills in students of the Administration course, recommending that the institution adopts this approach as part of the curriculum, promoting a more complete training.
Keywords: Administração
Administration
Jogo de xadrez
Chess game
Estratégia
Strategy
Tomada de decisão
Decision making
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADA: ADMINISTRAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
Citation: ÁGUILA, João Tumbes. Administração e jogadas de xadrez: uma metáfora para o desenvolvimento de habilidades gerenciais e de liderança na formação de estudantes de Administração no Alto Solimões. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant (AM), 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6906
metadata.dc.subject.controlado: Xadrez
Estudantes universitários - Benjamin Constant (AM)
Formação profissional - Avaliação
Administração - Estudo e ensino
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JoãoÁguila.pdfTCC João Águila3,63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.