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dc.contributor.advisor1Oliveira, Herbert Santana Garcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7995043388654241pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jarliane Ferreira da-
dc.contributor.referee2Mota, Marinete Lourenço-
dc.creatorFernandes, Elciney Marcos-
dc.date.accessioned2023-09-15T19:43:49Z-
dc.date.available2023-09-15T19:43:49Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6908-
dc.description.abstractStudying drawing as a teaching and learning strategy for indigenous school education goes beyond the educational field, as it recognizes culture and considers that drawing for indigenous people is an art of expressing thoughts. Based on this understanding, an educational action research was carried out in the 1st and 3rd year of elementary school at a Tikuna indigenous school, in Benjamin Constant, Amazonas, aiming to analyze drawing as an art and teaching and learning strategy. . The researcher, as an indigenous person, was motivated to carry out the research, and since childhood he was motivated to draw in the family and at school. The qualitative study was carried out through the action research method with the application of participant observation, questionnaire and research action of a didactic-pedagogical project. The theoretical foundation was from Cury (2007), Deryk (2003), Lowenfeld (1977), Porcher (1982) and others. Studies have shown that teachers use drawing as a teaching strategy and that it helps to develop some aspects of children, however, it needs to be more articulated with the contents of indigenous culture. Drawing promotes the development of artistic and cultural thinking, giving meaning to people's experiences. Through it, the student expands sensitivity, perception, reflection and imagination. It exposes an understanding of the meaning of life and its various spaces and contributes to cognitive development by expanding the understanding of the world and culture.pt_BR
dc.description.resumoEstudar o desenho como estratégia de ensino e aprendizagem para educação escolar indígena vai além do campo educacional, pois reconhece a cultura e considera que o desenho para os indígenas é uma arte de expressar os pensamentos. Partindo deste entendimento, realizou-se uma pesquisa-ação de cunho educacional nos 1° e 3° ano do ensino fundamental de uma escola indígena tikuna, em Benjamin Constant, no Amazonas, visando analisar o desenho como uma arte e estratégia de ensino e aprendizagem. O pesquisador, enquanto indígena, se motivou a realização da pesquisa, sendo que desde a infância foi motivado a desenhar na família e na escola. O estudo qualitativo foi realizado por meio do método de pesquisa-ação com aplicação de observação participante, questionário e ação de pesquisa de um projeto didático-pedagógico. A fundamentação teórica foi de Cury (2007), Deryk (2003), Lowenfeld (1977), Porcher (1982) e outros. Os estudos mostraram que os professores utilizam o desenho como estratégia de ensino e que este ajuda a desenvolver alguns aspectos das crianças, no entanto, precisa estar mais articulado com os conteúdos da cultura indígena. O desenho propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e cultural dando sentido às experiências das pessoas.Por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e imaginação. Expõe uma compreensão do significado da vida e seus diversos espaços e contribui para desenvolvimento cognitivo ampliando a compreensão do mundo e da cultura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectEducação indígena e Diferenciadapt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectIndigenous and differentiated educationpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA arte de desenhar: o desenho como estratégia de ensino e aprendizagem indígenapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-05-04-
dc.publisher.localpubBenjamin Constant (AM)pt_BR
dc.subject.controladoÍndios Ticuna - Educação - Benjamin Constant (AM)pt_BR
dc.subject.controladoIndígenas da América do Sul - Educação - Amazonaspt_BR
dc.subject.controladoÍndios Ticuna - Artept_BR
dc.subject.controladoEscolas indígenas - Amazonaspt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Benjamin Constantpt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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