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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6908
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Herbert Santana Garcia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7995043388654241 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Jarliane Ferreira da | - |
dc.contributor.referee2 | Mota, Marinete Lourenço | - |
dc.creator | Fernandes, Elciney Marcos | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-15T19:43:49Z | - |
dc.date.available | 2023-09-15T19:43:49Z | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6908 | - |
dc.description.abstract | Studying drawing as a teaching and learning strategy for indigenous school education goes beyond the educational field, as it recognizes culture and considers that drawing for indigenous people is an art of expressing thoughts. Based on this understanding, an educational action research was carried out in the 1st and 3rd year of elementary school at a Tikuna indigenous school, in Benjamin Constant, Amazonas, aiming to analyze drawing as an art and teaching and learning strategy. . The researcher, as an indigenous person, was motivated to carry out the research, and since childhood he was motivated to draw in the family and at school. The qualitative study was carried out through the action research method with the application of participant observation, questionnaire and research action of a didactic-pedagogical project. The theoretical foundation was from Cury (2007), Deryk (2003), Lowenfeld (1977), Porcher (1982) and others. Studies have shown that teachers use drawing as a teaching strategy and that it helps to develop some aspects of children, however, it needs to be more articulated with the contents of indigenous culture. Drawing promotes the development of artistic and cultural thinking, giving meaning to people's experiences. Through it, the student expands sensitivity, perception, reflection and imagination. It exposes an understanding of the meaning of life and its various spaces and contributes to cognitive development by expanding the understanding of the world and culture. | pt_BR |
dc.description.resumo | Estudar o desenho como estratégia de ensino e aprendizagem para educação escolar indígena vai além do campo educacional, pois reconhece a cultura e considera que o desenho para os indígenas é uma arte de expressar os pensamentos. Partindo deste entendimento, realizou-se uma pesquisa-ação de cunho educacional nos 1° e 3° ano do ensino fundamental de uma escola indígena tikuna, em Benjamin Constant, no Amazonas, visando analisar o desenho como uma arte e estratégia de ensino e aprendizagem. O pesquisador, enquanto indígena, se motivou a realização da pesquisa, sendo que desde a infância foi motivado a desenhar na família e na escola. O estudo qualitativo foi realizado por meio do método de pesquisa-ação com aplicação de observação participante, questionário e ação de pesquisa de um projeto didático-pedagógico. A fundamentação teórica foi de Cury (2007), Deryk (2003), Lowenfeld (1977), Porcher (1982) e outros. Os estudos mostraram que os professores utilizam o desenho como estratégia de ensino e que este ajuda a desenvolver alguns aspectos das crianças, no entanto, precisa estar mais articulado com os conteúdos da cultura indígena. O desenho propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e cultural dando sentido às experiências das pessoas.Por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e imaginação. Expõe uma compreensão do significado da vida e seus diversos espaços e contribui para desenvolvimento cognitivo ampliando a compreensão do mundo e da cultura. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena e Diferenciada | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Indigenous and differentiated education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | A arte de desenhar: o desenho como estratégia de ensino e aprendizagem indígena | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2022-05-04 | - |
dc.publisher.localpub | Benjamin Constant (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Índios Ticuna - Educação - Benjamin Constant (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Indígenas da América do Sul - Educação - Amazonas | pt_BR |
dc.subject.controlado | Índios Ticuna - Arte | pt_BR |
dc.subject.controlado | Escolas indígenas - Amazonas | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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