Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Abreu, Leonor Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466713720470341pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Ciderjânio Farling Salvador da-
dc.contributor.referee2Oliveira, Márcio Gleick Félix de-
dc.creatorMoraes, Vanderlan Sumaita-
dc.date.accessioned2023-09-19T18:55:00Z-
dc.date.available2023-09-19T18:55:00Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6912-
dc.description.abstractThe Covid-19 Pandemic brought many challenges in various ways, whether in each work sector or in the lives of people who, in the face of the crisis, many needed to innovate to keep or enter the job market. Innovations, in general, were associated with technology, which started to be used more intensively or even started in that period. The information and communication tools, if they were not part of this process, became part of it, since with them it was possible to connect with customers more easily. In view of this, the interest in studying the theme arose, which in this work has as its general objective, to analyze how the challenges of the Covid-19 Pandemic drove the use of information and communication tools by pizzerias of Benjamin ConstantAmazonas. The research is of qualitative approach, with descriptive character, whose data were obtained through bibliographic survey and field research, interviews applied to four pizzerias that already operated in 2020, before the decree of the Pandemic Covid-19 in Benjamin Constant-Amazonas and that continue to operate in 2023, having been chosen for convenience and willingness to participate freely in the interview. The research results present the information and communication tools used by the pizzerias participating in the research, with emphasis on the mobile device for access to social networks such as whatsapp, facebook, instagram. It is concluded, in this study, that, despite the challenges, the pizzerias use the information and communication tools because they consider relevant to their business, coupled with the need for adaptation to continue operating in the industry.pt_BR
dc.description.resumoA Pandemia de Covid-19 trouxe muitos desafios em vários sentidos, seja em cada setor de trabalho, seja na vida das pessoas que, diante da crise, muitas precisaram inovar para se manter ou adentrar no mercado de trabalho. As inovações, de forma geral, foram associadas à tecnologia, que passaram a ter sua utilização intensificadas ou mesmo iniciadas naquele período. As ferramentas de informação e comunicação, se não faziam, passaram a fazer parte desse processo, uma vez que com elas foi possível uma conexão com os clientes com mais facilidade. Diante disso, surgiu o interesse de estudar sobre a temática, que neste trabalho tem por objetivo geral, analisar como os desafios da Pandemia de Covid-19 impulsionaram a utilização de ferramenta de informação e comunicação por pizzarias de Benjamin Constant Amazonas. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com caráter descritivo, cujos dados foram obtidos por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, entrevistas aplicadas a quatro pizzarias que já atuavam em 2020, antes da decretação da Pandemia de Covid-19 em Benjamin Constant–Amazonas e que continuam atuar em 2023, tendo sido escolhidas por conveniência e pela disposição em participar livremente da entrevista. Os resultados da pesquisa apresentam as ferramentas de informação e comunicação utilizadas pelas pizzarias participantes da pesquisa, com destaque para o aparelho celular para acesso a redes sociais como whatsapp, facebook, instagram. Conclui-se, neste estudo, que, apesar dos desafios, as pizzarias utilizam as ferramentas de informação e comunicação por considerarem relevantes para seus negócios, aliadas à necessidade de adaptação para continuarem atuando no ramo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectPizzariapt_BR
dc.subjectEstratégia de negóciopt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologypt_BR
dc.subjectPizzeriapt_BR
dc.subjectBusiness strategypt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleAdaptando-se à crise por meio de informação e comunicação: experiência de pizzarias de Benjamin Constant-Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-06-22-
dc.publisher.localpubBenjamin Constant (AM)pt_BR
dc.subject.controladoVendas - Administraçãopt_BR
dc.subject.controladoMarketing na Internetpt_BR
dc.subject.controladoInovações tecnológicas - Administraçãopt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseAdministração - Bacharelado - Benjamin Constantpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_VanderlanMoraes.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.