Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6915
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus |
metadata.dc.creator: | Pinto, Heloísa Geovanna Martins |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bissoli, Michelle de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Both, Ilaine Inês |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a importância dos jogos e das brincadeiras na Educação Infantil, como indispensáveis para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos: físico, psicológico, intelectual e social. Teve como objetivo compreender que concepções sobre jogos e brincadeiras orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus. Objetivou, ainda sistematizar as contribuições teóricas de autores que se dedicam aos jogos e brincadeiras como objeto de pesquisa, assim como identificar e averiguar as concepções das professoras da creche a respeito do papel de jogos e brincadeiras na formação das crianças. A pesquisa foi constituída a partir de uma abordagem qualitativa, com trabalho de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com as professoras da creche. Os resultados demonstraram que as professoras da creche compreendem a relevância do brincar na primeira etapa da Educação Básica como imprescindível para a aprendizagem das habilidades e para o desenvolvimento integral da criança. |
Abstract: | This course completion work presents the importance of games and play in Early Childhood Education, as indispensable for the child's development in all aspects: physical, psychological, intellectual and social. It aimed to understand which concepts about games and activities guide the work of teachers at a public day care center in the south of Manaus. It also aimed to systematize the theoretical contributions of authors who dedicate themselves to play and games as a research object, as well as to identify and investigate the conceptions of daycare teachers regarding the role of play and games in children's education. The research was based on a qualitative approach, with fieldwork, using a semi-structured interview with the daycare teachers as a data collection instrument. The results showed that the daycare teachers understand the relevance of playing in the first stage of Basic Education as essential for learning skills and for the integral development of the child. |
Keywords: | Jogos Brincadeiras Desenvolvimento Brincar Educação Infantil Games Play Development To play Child education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
Citation: | PINTO, Heloísa Geovanna Martins. As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6915 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação infantil - Manaus (AM) Professores de educação infantil Jogos infantis Jogos educativos Brincadeiras |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_HeloísaPinto.pdf | 474,27 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License