Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6915
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus
metadata.dc.creator: Pinto, Heloísa Geovanna Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Bissoli, Michelle de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Both, Ilaine Inês
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a importância dos jogos e das brincadeiras na Educação Infantil, como indispensáveis para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos: físico, psicológico, intelectual e social. Teve como objetivo compreender que concepções sobre jogos e brincadeiras orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus. Objetivou, ainda sistematizar as contribuições teóricas de autores que se dedicam aos jogos e brincadeiras como objeto de pesquisa, assim como identificar e averiguar as concepções das professoras da creche a respeito do papel de jogos e brincadeiras na formação das crianças. A pesquisa foi constituída a partir de uma abordagem qualitativa, com trabalho de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com as professoras da creche. Os resultados demonstraram que as professoras da creche compreendem a relevância do brincar na primeira etapa da Educação Básica como imprescindível para a aprendizagem das habilidades e para o desenvolvimento integral da criança.
Abstract: This course completion work presents the importance of games and play in Early Childhood Education, as indispensable for the child's development in all aspects: physical, psychological, intellectual and social. It aimed to understand which concepts about games and activities guide the work of teachers at a public day care center in the south of Manaus. It also aimed to systematize the theoretical contributions of authors who dedicate themselves to play and games as a research object, as well as to identify and investigate the conceptions of daycare teachers regarding the role of play and games in children's education. The research was based on a qualitative approach, with fieldwork, using a semi-structured interview with the daycare teachers as a data collection instrument. The results showed that the daycare teachers understand the relevance of playing in the first stage of Basic Education as essential for learning skills and for the integral development of the child.
Keywords: Jogos
Brincadeiras
Desenvolvimento
Brincar
Educação Infantil
Games
Play
Development
To play
Child education
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: PINTO, Heloísa Geovanna Martins. As concepções sobre jogos e brincadeiras que orientam o trabalho das professoras de uma creche pública da zona sul de Manaus. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6915
metadata.dc.subject.controlado: Educação infantil - Manaus (AM)
Professores de educação infantil
Jogos infantis
Jogos educativos
Brincadeiras
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_HeloísaPinto.pdf474,27 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons