Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6926
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Centro de educação básica infantil: arquitetura, integração e conforto
Autor(a): Gomes, Vitória Pimentel
Orientador(a): Michels, Caren
metadata.dc.contributor.referee1: Cereto, Marcos Paulo
metadata.dc.contributor.referee2: Sales, Laina Priscila de Oliveira
Resumo: O estudo tem como proposta o planejamento de uma creche de caráter público, para atendimento de crianças de 4 meses a 5 anos de idade. O espaço representa um elemento essencial no ponto de vista educacional, onde adultos e crianças passam horas, retratam a cultura e as histórias das pessoas que frequentam o local. O objetivo central é por meio da arquitetura, potencializar a aprendizagem, atendendo às necessidades do Bairro Novo Aleixo, em Manaus, promovendo um ambiente em que os alunos despertem o seu lado criativo e independente, desenvolvendo habilidades motoras, psicológicas e sociais. Para a construção de creches não há legislação específica, portanto é levado em consideração o código de obras do estado e diretrizes estaduais como o Plano Diretor do estado, a Norma Brasileira: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos - NBR9050; e Norma de móveis escolares – NBR 14006/2008 e Manuais Técnicos de projetos da FNDE. O estudo do tema demonstra que é possível desenvolver escolas humanizadas e atrativas, utilizando formas simples e acessíveis ao público. Deste modo, o projeto apresenta uma arquitetura aberta, com pátio que incorpora a natureza e a cidade formando um lugar de encontro.
Resumo em outro idioma: The study has as its proposal the planning of a public day care center for children ranging from 4 months to 5 years of age. The space represents an essential element from the educational point of view, where adults and children spend hours, portraying the culture and stories of the people who frequent the place. The main goal is, through architecture, to enhance learning, meeting the needs of the Novo Aleixo district in Manaus, promoting an environment in which students awaken their creative and independent side, developing motor, psychological, and social skills. For the construction of daycare centers there is no specific legislation, so it is taken into account the state's building code and state guidelines as the State Master Plan, the Brazilian Standard: Accessibility to buildings, furniture, urban spaces and equipment - NBR9050; and school furniture standard - NBR 14006/2008 and Technical Manuals of FNDE projects. The study of the theme shows that it is possible to develop humanized and attractive schools, using simple and accessible forms to the public. Thus, the project presents an open architecture, with a patio that incorporates nature and the city forming a meeting place.
Palavras-chave: Creche
Escola humanizada
Público
Lugar de encontro
Daycare
Humanized school
Public
Meeting place
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6926
Vocabulário controlado: Creches - Planejamento
Creches - Projetos e construção
Edifícios escolares - Projetos e plantas
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_VitóriaGomes.pdf4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Revista_VitóriaGomes.pdf30,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Prancha_VitóriaGomes.pdf203,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.